Eleições 2022

Como ACM Neto escanteou José Ronaldo e o futuro que nos espera

Veja a crônica do médico e comentarista político, César Oliveira, diretor do Tribuna Feirense.

06/08/2022 às 13h00, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

Foto: Divulgação

O exercício do poder implica medir riscos, explorar as oportunidades, barganhar concessões e preservar para si a chave da porta do poder. Assim, pode ser definida a composição da chapa de ACM Neto como candidato ao governo baiano, sem José Ronaldo, que manifestou, várias vezes, o desejo de integrar a executiva.

Com esse objetivo, o ex-prefeito de Feira de Santana gastou toda a sola de sapato possível, acompanhando Neto, articulando lideranças e apoios, tentando tornar viável seu nome, entre a dezena de pretendentes.

Neto, que, certamente, já tinha em mente outras perspectivas, nunca tirou as ilusões de Ronaldo e, se não prometeu, não deixou de alimentar suas esperanças, no melhor estilo do ‘quem cala, consente’.

Sempre disse a amigos que conversam sobre política que Ronaldo só iria ser o vice se Neto não precisasse do cargo para construir uma aliança que garantisse votos, afinal, o eleitor de Ronaldo já está incluído nos simpatizantes do ex-prefeito. Portanto, não se paga caro por aquilo que já se tem.

Ao calcular o que poderia perder com a ausência dos Republicanos ‘um voto de fé’ e com a falta dos eleitores de Ronaldo, Neto resolveu que perderia mais lá do que aqui. José Ronaldo, no entanto, não é um político qualquer. Tem história, contatos, sabe fazer política, tem uma biografia de sucessos. Portanto, é lógico que deve ter recebido várias ofertas e propostas.

Ao escolher uma mulher, ainda que sem vida política, Neto aproveita o marketing e mantém, à sua exclusiva escolha e da família, o centro do poder. Neto já deixou Ronaldo segurar o pepino, quando renunciou à candidatura, no passado. E esse é um débito imenso. Ronaldo, por sua vez, antecipou o apoio a Bolsonaro, após o fim da campanha, o que deve estar na memória.

Mesmo que digam que Neto nunca prometeu nada a Ronaldo, não deixa de haver um cheiro de traição ou, ao menos, de uso e descarte. Claro que Ronaldo sabia dos riscos, afinal, não é exatamente um menor indefeso na política. Tem ciência dos perigos, quando se rompe um acordo.

A dúvida, agora, é se Ronaldo irá romper. Ou aceitar e continuar trabalhando pela vitória. Apoiar o PT, com certa fadiga de material e do qual sempre foi opositor, será difícil, porque seu eleitor é, em essência, antipetista. Poderia ser mais factível uma aproximação com Roma, candidato de Bolsonaro. Não é uma aposta fácil, porque se perder, ficará completamente excluído da política local. Entretanto, deve estar cogitando essa possibilidade, sim.

Ainda assim, passada a ira inicial, é mais provável que alguma forma de composição seja buscada por Neto, afinal, não se pode dizer que ficou bem na fita. E seria melhor que conseguisse manter o apoio de José Ronaldo, ainda que o entusiasmo jamais volte a ser o mesmo.

Feira, evidentemente, perdeu a oportunidade de conseguir uma posição de destaque no Estado. E Ronaldo de coroar a carreira ocupando a vaga de vice, agora, e o cargo de governador, em algum momento futuro. Resta esperar os ânimos esfriarem, para continuar o jogo que está sendo jogado. Neto mediu riscos, explorou as oportunidades, barganhou as concessões e preservou para si a chave da porta do poder. (Por César Oliveira, médico e comentarista político, diretor do Tribuna Feirense)

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O melhor comentário que li ou ouvi sobre esse assunto. Parabéns!

    Ronaldo deveria deixar as magoas de lado e apoiar o PT. Seguir o exemplo do Alckmin com Lula.

  2. Apoia o PT pode descartar porquê eleitor de Ronaldo jamais voltaria no PT
    Agora interior é Roma e Bolsonaro 2022 principalmente com essas obras BR 116 Norte e anel de contorno.
    Neto já traiu Ronaldo e vai trair Feira também!

  3. Lendo todos os comentários e também a crônica escrita, lembro aos senhores que desde muito antes ACM já tinha um compromisso com o republicanos, e José Ronaldo sabia disso, foi cogitado a um tempo atrás a possibilidade de Ronaldo sair do antigo Dem e se filiar em outro partido justamente pela dificuldade que ACM teria de manter uma chapa puro sangue, mais Ronaldo preferiu apostar e correr o risco de ficar no partido. Na política essas coisas acontecem, o próprio José Ronaldo já agiu de maneira semelhante quando estava tudo certo para Justiniano ser o vice de Colbert e de última hora Ronaldo anunciou o nome de Fernando de Fabinho. E pre ser muito sincero, vice nunca foi nada. Prefiro José Ronaldo como secretário de estado e de preferência com uma secretaria que lhe dê mais visibilidade e contato com os prefeitos da Bahia para que o mesmo consiga colocar o seu nome em 2026 como um dos candidatos ao senado. Já que na próxima eleição serão duas vagas.
    Agora é aguardar e ver no que vai dar.
    Estou com ACM para governador 44.

  4. Muitas pessoas acham que José Ronaldo é “o nome forte” que Feira tem. E é… Mas já passou da hora de se lançar a candidatura de alguém novo, com vontade e com com coragem, muita gente idolatrando os mesmos nomes sempre e esquecem dos acontecidos. Na gestão dele tivemos a maior crise do transporte público, tivemos um BRT orçado em muitos milhões de reais, mal planejado, e não concluído até hoje, o escândalo das cooperativas, outros milhões desviados da saúde e ainda assim, falam que é o nome de Feira… Que haja um novo nome, porque Feira cansou do mesmo grupo. Figurinha repetida não preenche álbum.

  5. Seu comentário foi perfeito tudo que eu pensei foi falado por você na matéria.
    No meu ver Ronaldo só não foi escolhido pelo erro dele a 4 anos atrás pelo apoio. Que o mesmo fez a bolsonora um tiro no pé qie nao foi esquecido, e garanto se fosse vice a oposiçao ia cair em cima agora oque prevalece é neto botar uma secretaria de destaque para ele que é um otimo gestor político.

  6. E desde quando José Ronaldo figura assim como alguém tão importante? Apesar de ser a segunda maior cidade da Bahia teria mesmo o ex prefeito curral eleitoral e vagas nas repartições para empregar a todos a quem ele estivesse apoiando como costuma ser nas eleições municipais?

  7. Eu mesmo iria votar em ACM Neto pôr causa de Zé Ronaldo eu esperava que ele fosse o vice de ACM Neto, mais agora mesmo Zé Ronaldo pedindo para votar em ACM Neto eu não irei mais votar, agora o meu candidato é João Roma.

  8. Destaco que o texto do colunista César Oliveira esta espetacular, estava na torcida por José Ronaldo, acho que foi um tiro no pé de Neto, e as pesquisas já mostra um enfraquecimento, e se o mesmo vim a perder, essa escolha que o mesmo fez, será um dos agravantes.

  9. Não vejo Neto como traidor, temos que lembrar que ele bancou apoio a Ronaldo para o governo e senado, caberia agora o retorno.
    Contudo, neste momento, vejo Neto dependendo mais de Ronaldo que o contrário, pois , este está eleito para a Câmara ou Assembléia Legislativa o que ele escolher, mantendo sua independência política futura porque ninguém duvida que Ronaldo tenha menos de 30000 votos.
    No meu entender, Ronaldo está com a faca e o queijo na mão se Neto perder fica sem mandato e vê seu cabedal político ser severamente comprometido e, se ganhar vai precisar da liderança e traquejo político de Ronaldo para garantir a governabilidade.
    Uma coisa é certa, estas serão as eleições mais emocionantes dos últimos tempos!

    1. Vc não falou nada com nada aí, todos sabemos que ele colocou Ronaldo para concorrer ao governo porque sabia que não levava pois o rui Costa estava forte. Eu em…

  10. Brilhante comentário,gostei do não se paga caro o que já se tem,um erro grande dos políticos experientes pois uma hora isso pode dar errado.

  11. Texto brilhante,gostei do não se paga caro o que já se tem,este é realmente o pensamento de muitos políticos experientes mas uma hora pode pagar demais pra ver.

  12. Na ginga popular o acontecido é classificado de canto de carroceria, aquele em que o caminhoneiro livra a cabine e deixa só a quina amassando o outro kkkkkk

  13. As pessoas precisam entender que político forte em um local não é político forte em todos os locais. E o tamborete estar o tempo todo agindo com mentalidade nova e atualizada de política, vejam por exemplo quem ele escolheu pra ser o prefeito e a vice em Salvador ,pessoas neutras, o mesmo foi a decisão de agora. Esses coronéis antigos já se foi o tempo. Xau querido. Tá tisti , fica tisti não kkkkkk kkkkkkkk kkkkkkkkk kkkkkkkk kkkkkkkkk

    1. Quando se fala de ACM Neto pode-se esperar de tudo .O oposto do Avô faz parceria com qualquer partido inclusive Rivais do tempo do seu Avô.Familia Coelho.

  14. Dr. César Oliveira com sua Crônica faz uma análise perspicaz , com leveza e profundidade , como se manejasse um bisturi .
    Destaco dois pontos : 1 . ( Que digam que Neto não prometeu nada a Ronaldo , não deixa de haver um cheiro de traição , de uso e descarte ) e 2 ( Feira Perdeu a oportunidade de conseguir uma posição de destaque no estado ) .
    Pessoalmente acho que Feira merece mais …os feirenses precisam assumir o protagonismo que cabe no seu tamanho, pela sua grandeza e sua história . Chega de ficar a reboque dos Donos das Capitanias Hereditárias.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade