Daniela Cardoso
A 4ª edição da Feira do Livro foi iniciada na tarde desta terça-feira (16) na praça João Barbosa de Carvalho (Praça do Fórum). Entre os organizadores e donos de estandes, a expectativa é de dias aquecidos na movimentação de pessoas e venda dos livros. Apesar do movimento ainda não ter sido o esperado por alguns responsáveis pelos estandes, muita gente foi conferir a abertura que contou com uma apresentação musical da Banda da Polícia Militar.
Ademir Júnior, responsável por um estande, disse que apesar do primeiro dia não ter sido de grande movimento, a expectativa é que a partir de quarta-feira (17) o público compareça em maior número. “Esperamos vender bastante. Hoje por ser o primeiro dia e acredito que a chuva também pode ter atrapalhado um pouco”.
O cordelista e escritor Domingos Santeiro, que participa pela primeira vez da Feira, também afirmou ter grande expectativa de vendas. Ele defendeu a literatura de cordel nas escolas. “O cordel traz um conhecimento geral em forma de poesia, então é uma maneira diferente de aprender e ensinar”, destacou.
Muitas crianças, acompanhadas principalmente pelas mães, estiveram no evento nesta tarde. Glacia de Souza, mãe de Maria Eduarda, 9 anos, afirmou que a iniciativa de participar da Feira foi da filha. “Estou aqui a convite dela. Esse já é o segundo ano que participamos juntas”. Maria Eduarda revelou a sua paixão pelos livros, ela que está na 3ª série, disse que adora ler. “Gosto muito de ler, já li vários livros e já comprei dois aqui na Feira”.
Ive Mariana que também estava acompanhando a filha de apenas 3 anos que ainda não sabe ler, destacou a importância da família na educação e no incentivo a leitura. “Eu costumo ler para ela, dou livros ilustrados para despertar a curiosidade e o interesse dela, além do exemplo que ela tem dentro de casa, afinal sempre estou lendo e acredito que isso é uma maneira de incentivar”.
A Feira do Livro irá até domingo (21). Confira a programação completa aqui.
Fotos: Daniela Cardoso