Feira de Santana

SMT instala botoeiras para facilitar travessia de pedestres em semáforos

As botoeiras permitem a travessia segura nos locais onde estão instaladas.

03/08/2022 às 15h41, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

A Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) de Feira de Santana está instalando 10 novas botoeiras em conjuntos semafóricos da cidade, para facilitar a travessia em locais onde há grande fluxo de veículos e pedestres.

A dona de casa Rosinete Batista Souza, que mora no bairro Queimadinha, foi buscar o filho na escola Associação Cristã Feminina, na Avenida Maria Quitéria, e decidiu acionar a botoeira que foi instalada na sinaleira próximo à unidade de ensino para facilitar a travessia. Ela parabenizou a medida da prefeitura.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

“Facilitou bastante, antes a gente não passava. Alguns carros paravam, outros não paravam e a gente ficava esperando horas. Agora é o tempo da pessoa ir para o outro lado”, afirmou.

De acordo com o superintendente Municipal de Trânsito, Cleudson Almeida, as botoeiras são equipamentos que permitem uma travessia segura nos locais onde estão instaladas, sobretudo por pessoas com algum tipo de deficiência e dificuldades com mobilidade.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade | Superintendente de Trânsito, Cleudson Almeida

“Então as botoeiras permitem que pedestres possam fazer o acionamento, dentro do contexto da programação semafórica, e fazerem a travessia com muito mais segurança. Em nossa cidade, nós já as utilizamos, mas estamos trazendo agora equipamentos mais modernos, com nova tecnologia, com acionamento sonoro, de touchscreen e também leitor em braile”, afirmou Cleudson Almeida.

Ele informou que as botoeiras começaram a ser instaladas em locais como a Avenida José Falcão, a Avenida Transnordestina, próximo ao Conjunto Feira VI, na Avenida Maria Quitéria, e em lugares onde existem unidades de saúde e escolas, onde os pedestres fazem a travessia de forma mais constante.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

“A botoeira obedece a programação do conjunto semafórico para que também não ocorra a retenção de veículos, não se pode ocasionar problemas ao fluxo, considerando que a prioridade do trânsito é para o pedestre. Inicialmente serão instaladas 10 botoeiras, com previsão orçamentária de R$ 1.700 cada, dando um total de R$ 17 mil”, explicou.

Cleudson Almeira acrescentou que sinaleiras onde há presença de temporizadores continuarão a obedecer a programação do conjunto semafórico. Em locais onde estão instaladas as botoeiras, o sinal verde para travessia dos veículos não terá um tempo fixado, e a parada será com o acionamento das botoeiras.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

“Nesses locais, onde não existem cruzamentos, a tendência é que o sinal verde seja apenas interrompido com o acionamento da botoeira. Ele para por um tempo suficiente de travessia do pedestre. O tempo vai depender do contexto de cada via. Do sinal verde, ele vai para o sinal amarelo indicando que haverá modificação do sinal, e vai para o vermelho no tempo definido pelos técnicos. Não posso pontuar que o tempo de travessia para o Derba seja o mesmo da José Falcão, são vias com tráfego de veículos distintas. Então acionada a botoeira, o sinal sai do verde para o amarelo, depois o vermelho, e o pedestre faz a travessia. Agora, se outro pedestre quiser acionar imediatamente não será possível fechar, pois terá que respeitar o tempo que existe já programado no conjunto semafórico para passagem dos veículos”, observou.

Com informações dos repórteres Paulo José e Ed Santos do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É a SMT retroagindo no tempo. Uma vergonha uma cidade como Feira de Santana a segunda maior cidade do estado, gastando dinheiro com coisas do passado. Ei SMT olhem para o futuro, parem de fazer ruas e Av. Estreitas ( como a Airton Senna e Franga Maia) o trânsito tem que fluir. Olhem para as grandes cidades, se vocês forem a salvador irão ver passarelas e mais passarelas que mais parecem ” bandeirolas” em época de São João. Justamente para o trânsito fluir. Avenidas com 4 ou 5 faixas, aqui separar um automóvel na Airton Senna, vc tem que invadir a faixa do lado esquerdo se quiser seguir, o canteiro com mais de 6 metros de largura kkkkkk. Na BR 116 norte ( Feira VI) o trânsito é parado para pessoas atravessarem a via, parece brincadeira uma coisa dessa. No verão, os vendedores ambulantes, acionam esses botões justamente para os carros pararem e eles venderem suas águas. O cúmulo do absurdo. Estão fazendo um viaduto enfrente a UEFS mesmo assim adivinha? Semáforo do lado do viaduto kkkkk na Getúlio Vargas ao lado da igreja Universitário retiraram o semáforo para para o trânsito de baixo do viaduto. Na época reconheceram o erro, agora voltaram a instalar novamente. Por fim eu acho que a ADM de Feira tem médico fazendo comida, e Cozinheira fazendo cirurgia.

Mais Notícias

dia das mães

Centro comercial

Presidente do Sindicato do Comércio diz que horário especial para o Dia das Mães ainda não está definido

Segundo o presidente do Sindicato do Comércio, o Feiraguay já confirmou o horário especial. Restam as lojas do centro comercial....

29/04/2024 às 22h53

Paróquia Nossa Senhora de Fátima

Feira de Santana

Católicos iniciam festividades do Dia de Nossa Senhora de Fátima

Nesta terça-feira, dia 30, iniciam as missas e durante esse período festivo estão programadas diversas atividades religiosas.

29/04/2024 às 22h03

Amfa - Associação de Mães e Filhos Autistas

Abril Azul

Associação presta serviço com multiprofissionais para crianças autistas em Feira de Santana

No mês da Campanha Abril Azul, o Acorda Cidade conversou com os especialistas, mães e pessoas que fazem a organização. ...

29/04/2024 às 20h39

menino vende sequilhos para comprar bicicleta

Feira de Santana

Garotinho de 9 anos, do distrito da Matinha, vende sequilhos para comprar bicicleta

Atualmente, Hebert vende sequilhos a pronta entrega e também recebe encomendas, com o objetivo de realizar os sonhos.

29/04/2024 às 20h26

Velório

Luto

Sob forte comoção, vítimas de trágico acidente em Ribeira do Pombal são veladas em Feira de Santana

As vítimas retornavam de um evento de motocicletas que aconteceu neste final de semana na cidade de Paulo Afonso.

29/04/2024 às 18h00

O livro dos espíritos

Feira de Santana

Câmara promove solenidade em homenagem ao Dia Municipal do Livro dos Espíritos, nesta terça (30)

O evento contará com palestras de representantes que farão exposição sobre os aspectos que formam o Espiritismo.

29/04/2024 às 15h59

image

Rádio acorda cidade