Feira de Santana

Centro de Referência Especializada de Assistência Social atua no bairro Tomba

No bairro existe um número considerável de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Acorda Cidade

Com o objetivo de promover a inclusão social e o resgate da cidadania de pessoas que utilizam a rua como espaço para moradia ou trabalho, o Centro de Referência Especializada de Assistência Social para População em Situação de Rua (Creas Pop) Elizabeth Gomes Martins está em pleno funcionamento e se destaca como o único equipamento público com esse perfil na Bahia.

O trabalho visa acolher pessoas em situação de rua com afetividade e tem foco na reinserção familiar. “Através da abordagem buscamos coletar o máximo de informações para reconduzir essa pessoa à família. Caso não tenha conhecimento dos parentes verificamos se a mesma pode ser inserida em alguns dos projetos de benefício sócio-assistencial”, explica a assistente social, Elivânia Brito.

Na tarde de terça-feira (9), equipes multidisciplinares da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social atuaram no bairro Tomba, onde existe um número considerável de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Pedro de Araújo Silva foi atendido pela equipe. Morador de rua mais de vinte anos, ele disse não ter família.

“Morava com meu pai, mas ele morreu e desde então fui morar na rua. Minha mãe faleceu quando eu tinha apenas um ano de idade”, contou.  Pedro relatou ainda que não dispõe de documentos e não tem clareza se é natural de Feira de Santana.

Conforme a assistente social, o trabalho consiste também em conscientizar e informar o morador de rua dos programas sociais que têm direito. “Se quiser ser retirado das ruas tomaremos providências para conduzi-lo ao abrigo Ala Bastros. Iremos verificar também se as informações são verídicas para localizar os familiares e se for preciso atendimento médico iremos encaminhar para uma unidade de saúde”, pontua a assistente social. As informações são da Secom.