Alimentação

Conheça os alimentos amigos e vilões da sua dieta

Um estudo concluiu uma lista de alimentos que são 'vilões' (alimentos do mal) da sua dieta, assim como outra lista dos 'amigos' (alimentos do bem) da alimentação. Confira

Acorda Cidade

Quando iniciamos uma dieta, sempre temos dúvidas dos alimentos que devemos ou não comer, por isso a importância de ter um acompanhamento de um profissional. Para eliminar a dúvida sobre alguns alimentos, pesquisadores americanos pesaram 120 mil pessoas e anotaram o que eles comeram durante 20 anos.

O estudo concluiu uma lista de alimentos que são ‘vilões’ (alimentos do mal) da sua dieta, assim como outra lista dos ‘amigos’ (alimentos do bem) da alimentação.

Vilões da dieta

A batata-frita ocupa o primeiro lugar. De acordo com a pesquisa, quem come uma porção de batatas-fritas por dia, ao final de quatro anos pesará um quilo e meio a mais por conta da batatinha.

Em segundo lugar, refrigerante ou suco adoçado. Quem toma todos os dias ganha 450 gramas.

O terceiro maior vilão é a carne vermelha. Se consumida diariamente, ela será responsável por 430 gramas em quatro anos.

Segundo os pesquisadores a grande novidade dessa pesquisa é que se esses alimentos forem consumidos diariamente, mesmo em pequena quantidade, pode sim fazer uma diferença, significativa, na balança ao fim de alguns anos.

Amigos da dieta

E em primeiro lugar no ranking dos ‘amigos’ da dieta, ficou com o iogurte. Um copo desse alimento todos os dias foi igual a menos 370 gramas depois de quatro anos.

De acordo com a pesquisa, consumir frutas diariamente significa a diminuição do peso ao final de alguns anos. Verduras, legumes e castanhas em geral também são classificados como aliados da perda de peso.

Por que o iogurte ajuda a emagrecer?

Essa pergunta nem mesmo  os especialistas sabem responder, mas acreditam que seja porque o consumo de iogurte, como dos outros alimentos do bem, leva a pessoa a comer menos alimentos do mal.

Resumindo, o que realmente importa na hora de perder peso é um equilíbrio na escolha dos alimentos, adicionar na alimentação diária uma boa dose de alimentos do bem, trará resultados positivos que você sentirá a longo prazo.