Feira de Santana

Correios cancela convênio para entrega de correspondências na zona rural de Feira de Santana, afirma secretário

Pedro Américo ressaltou que toda a estrutura dos postos dos Correios nos distritos era bancada pela prefeitura, como aluguel, transporte e funcionários.

20/07/2022 às 14h47, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Foto: Marcello Camargo/Agência Brasil

Há mais de cinco meses sem receber correspondências, os moradores do distrito de Humildes realizaram um novo protesto, no último sábado (16), contra o fechamento de uma unidade dos Correios no local. A insatisfação e os prejuízos com o cancelamento do serviço se estendem também para os residentes de Maria Quitéria (São José), que precisam se deslocar até a sede do município para conseguir retirar cartas e mercadorias.

Em entrevista ao Acorda Cidade, na manhã desta quarta-feira (20), o secretário de Agricultura e Recursos Hídricos de Feira de Santana (Seagri), Pedro Américo, informou que os Correios cancelaram o convênio firmado com a prefeitura para entrega das correspondências aos moradores da zona rural.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“A prefeitura tinha disponibilizado alguns funcionários, inclusive locado imóveis tanto em Humildes quanto em Maria Quitéria para que os Correios pudessem chegar à nossa população da zona rural. No ano passado, os Correios emitiram uma nota informando que aqueles funcionários não poderiam mais terceirizar o serviço. A partir daí, fizemos algumas tratativas, mandamos alguns e-mails para a superintendência em Salvador, mandamos comunicado para o Ministério em Brasília, mas não obtivemos resposta. A resposta do governo federal em relação aos Correios foi o silêncio”, justificou Pedro Américo.

De acordo com ele, a prefeitura justificou aos Correios a importância do serviço, visto que a população desses distritos é maior do que a de muitos municípios na Bahia onde tem unidades do órgão estatal instalado.

“Mesmo assim nem a unidade de Feira, nem a de Brasília nos respondeu, mas temos total interesse em fazer esse convênio. Não que isso seja obrigação da prefeitura, tratar sobre os Correios, mas a gente entende a necessidade da zona rural e historicamente a prefeitura auxiliou nisso e no ano passado quando os Correios disseram não ter mais interesse nessa parceria, deixou completamente desassistida a nossa população. Eles fizeram um comunicado falando das condicionalidades. A gente tinha os cooperados que faziam esse trabalho. Nós inclusive até agradecemos esses funcionários que ficaram muito tempo usando inclusive até do seu recurso para pegar os malotes nos Correios e faziam a distribuição com as pessoas”, afirmou.

Pedro Américo ressaltou que toda a estrutura dos postos dos Correios nos distritos era bancada pela prefeitura, como aluguel, transporte e funcionários.

“Os Correios, na verdade, nunca deram nenhum tipo de infraestrutura. Então é uma situação muito difícil, porque mesmo com toda essa vantagem os Correios não querem fazer com que o convênio possa existir. A questão não é sobre os servidores efetivos ou cooperados. A justificativa que eles deram é que os nossos funcionários não tinham formação adequada para fazer o serviço, mas a obrigação não é da prefeitura e sim dos Correios, que tem que entregar a carta na casa do povo. Mas existe um processo todo de privatização e sucateamento dos Correios, que a gente vê que é nacional, e quando se coloca uma condicionante dessa não foi no sentido de mudar o perfil do servidor, mas uma justificativa para cancelar o convênio. Já tem mais de 10 anos que a prefeitura ajuda os Correios com a população”, observou.

O secretário garantiu que a prefeitura continuará insistindo para que os Correios retornem com a parceria. “Mas vamos continuar insistindo com o governo federal para que possa dar uma solução o mais rápido possível. O prefeito tem interesse e ele pediu que a gente estruturasse com mais veículos para ajudar a população da zona rural, mas infelizmente sem a autorização dos Correios a nível nacional, isso não é possível.”

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quero saber que tipo de formação especial é essa, necessária para se entregar pacotes e correspondências. Até onde sei, qualquer pessoa que tenha conhecimento da localidade e não tenha dificuldades motoras pode realizar o serviço. Ou existe algum curso superior para se formar um carteiro e eu não saiba?

  2. É acara desse governo deixar os pobres se lascarem. Nesse governo federal pobre não tem vez… Nem terá. O pacote da hipocrisia só vale até dezembro depois serão mais 4 anos torturando pobre… Como no próximo mandato não tem reeleição então Bozo vai massacrar os 4 anos sem dó nem piedade.

Mais Notícias

Embasa

Feira de Santana

Embasa prevê distribuição de 3 mil litros de água por segundo para Feira de Santana

De acordo com Raimundo Neto, seis municípios e cerca de 800 mil moradores são beneficiados com o sistema de abastecimento...

16/05/2024 às 15h25

Projeto Vida é Saúde

Feira de Santana

Projeto Vida e Saúde atenderá população gratuitamente no centro de Feira de Santana

A Feira Vida e Saúde reunirá cerca de 80 profissionais voluntários e acontecerá nesta sexta (17) na Praça Bernardino Bahia.

16/05/2024 às 14h46

FSA Invisível

Feira de Santana

Voluntários do FSA Invisível levam ‘comida, escuta e dignidade’ para pessoas em situação de rua: ajude também na campanha Feira sem Frio

Os voluntários distribuem alimentos, cobertores, agasalhos, mas sobretudo, eles oferecem atenção, disposição e carinho para quem precisa. 

16/05/2024 às 12h15

gari limpeza ruas

Feira de Santana

Profissionais da limpeza pública exercem papel importante em zelar pela cidade

Seja dia ou noite, os agentes de limpeza não têm hora para trabalhar e não há tempo ruim: eles enfrentam...

16/05/2024 às 11h40

Lançamento dia B

Feira de Santana

Dia B do Brincar terá caminhada no centro da cidade e literatura no parque

Em sua 9ª edição, o Dia B traz um convite para crianças e adultos reviverem memórias da infância e participar...

16/05/2024 às 11h13

Em Feira de Santana, o atendimento psicológico é ofertado, de maneira gratuita

Feira de Santana

Workshop sobre Ansiedade Generalizada é realizado em Feira de Santana

O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana...

16/05/2024 às 10h57

image

Rádio acorda cidade