Feira de Santana

Ministro diz que trabalhadores da R. Carvalho terão prioridade em programa de emprego

'Nós já assumimos o compromisso, estou com a relação de nomes dos 5.000 trabalhadores', disse Lupi

 Daniela Cardoso

O ministro do Trabalho, Emprego e Renda (MTE), Carlos Lupi e o prefeito Tarcízio Pimenta receberam uma comissão representando os funcionários demitidos pela Construtora R. Carvalho, em Feira de Santana. O encontro foi realizado no início da tarde desta sexta-feira (29), no Paço Municipal Maria Quitéria. Cerca de 5.200 operários foram demitidos pela construtora após o anúncio da crise.

Segundo a secretaria de comunicação da prefeitura (secom), o ministro garantiu agilidade no processo de liberação do FGTS e Seguro Desemprego dos ex-funcionários da R. Carvalho. “Temos que ajudar a solucionar este problema que envolve muitas famílias”, observou.

Lupi ressaltou que as obras poderão ser retomadas por outra empresa, caso a mesma se comprometa a recontratar os funcionários demitidos. A advogada do Sindicato da Construção Civil em Feira de Santana, Solange Pacheco Martins, assegurou que todas as medidas necessárias para resguardar os direitos dos trabalhadores foram adotadas.

Em entrevista ao repórter Paulo José do programa Acorda Cidade, o ministro garantiu que as obras da R. Carvalho, que estão paradas, serão retomados e que o presidente da Caixa Econômica Federal irá dar prioridade aos trabalhadores da R. Carvalho em programa de emprego.

“Nós assumimos o compromisso, estou com a relação de nomes dos 5.000 trabalhadores, acabei de falar com o presidente da Caixa que vai dar prioridade absoluta nessas novas empresas que vão assumir as obras do Mais Emprego para esses trabalhadores”, afirmou.

O Programa Mais Emprego consiste em procurar uma vaga no mercado para os trabalhadores que chegam à sede do Sistema Nacional de Emprego no Ministério do Trabalho. “Nós vamos encaminhar o trabalhador para um novo emprego ao invés de pagar o seguro” explicou Lupi.

O ministro também participou da solenidade de filiação do prefeito Tarcízio Pimenta ao Partido Democrático Trabalhista (PDT). Ele desmentiu a informação de que João Durval teria ameaçado sair do partido com a entrada do prefeito Tarcízio. “João Durval não afirmou isso, ele é um amigo que eu tenho 15 anos e a vinda do prefeito traz ao PDT um crescimento muito forte e importante que faz engrandecer o partido”.

Fotos: Paulo José/Acorda Cidade