Feira de Santana

Secretário Municipal de Prevenção a Violência pede apoio para conter a criminalidade

Mizael Freitas disse que pediu ao secretário de Segurança Pública Maurício Barbosa, que desenvolvesse mais investigações nos crimes da cidade

Daniela Cardoso


O secretário Municipal de Prevenção a Violência Mizael Freitas, esteve junto com o prefeito Tarcízio Pimenta na secretaria Estadual de Segurança Pública em Salvador, em audiência com o secretário Maurício Barbosa e com o Comandante Geral da Polícia Militar. Segundo Mizael, o objetivo dessa audiência foi discutir a segurança pública e a redução da violência na cidade de Feira de Santana.

“Feira está com o índice de violência muito alto, passamos de 75 óbitos por taxa de 100 mil habitantes, isso é mais que uma epidemia e algo precisa ser feito”, disse.

De acordo com o secretário Mizael, os crimes em Feira de Santana “tem quase que o mesmo formado, podendo ser um grupo ou grupos de extermínio”. Mizael disse que pediu ao secretário de Segurança Pública Maurício Barbosa, que desenvolvesse mais investigações.

“O secretário nós garantiu que vai colocar na cidade um núcleo da delegacia de homicídios para dar um foco especial e específico nas investigações. Ele também afirmou que a partir de Janeiro, Feira será contemplada com a primeira Unidade Básica de Segurança (UBS), que tem o estilo das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) do Rio de Janeiro”, revelou.

Segundo Mizael, Maurício Barbosa afirmou que, possivelmente, a Feira de Santana será contemplada com umadelegacia, que vai funcionar no Alto do Sobradinho, além de assegurar que quando sair os próximos concursos que estão previstos, ele vai aumentar o número de Polícias Civis e Militares na cidade, e também que o efetivo de PMs não será reduzindo.

Sobre a Campanha de Recolhimento de Armas que foi realizada este ano em Feira de Santana, o Secretário Mizael disse que contribuiu para a redução dos crimes nos primeiros 6 meses. “Estávamos no patamar de redução entre 17% e 18%, porém no mês de julho houve um aumento inexplicável, são quase 45 óbitos e o mês ainda não terminou. Percebemos que algo precisa ser feito.”

Mizael salientou que durante a reunião em Salvador, foi discutida a integração entre a Polícia Militar, a Polícia Rodoviária Federal, a Guarda Municipal, a Secretaria Municipal de Trânsito, e das câmeras de monitoramento.

“Estamos recebendo apoio do Governo do Estado para dois centros de recuperação para menores. Vamos investir na Central de Monitoramento que ajudou a elucidar alguns assassinatos na cidade. Vamos ampliar as câmeras para os bairros periféricos e também no centro na cidade para favorecer a segurança e proteger o cidadão”, concluiu. As informações são do repórter Ed santos do Acorda Cidade.