Violência

Arcebispo primaz do Brasil se diz preocupado com assassinatos de jovens na Bahia

Ao falar sobre temas sociais, ele mostrou-se preocupado com os dados alarmantes relacionados a violência especialmente os assassinatos de jovens na faixa de idade entre 15 aos 24 anos.

Ney Silva


O arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo krieger, esteve na manhã desta terça-feira (26), em Feira de Santana. Ele presidiu a missa solene na igreja Catedral Metropolitana durante abertura do ano jubilar da diocese (arquidiocese).


Antes de seguir para a igreja, Dom Murilo foi recebido na residência episcopal pelo arcebispo metropolitano Dom Itamar Vian. ele concedeu uma entrevista coletiva e respondeu a questionamentos dos profissionais de imprensa sobre assuntos diversos.


Ao falar sobre temas sociais, ele mostrou-se preocupado com os dados alarmantes relacionados a violência especialmente os assassinatos de jovens na faixa de idade entre 15 aos 24 anos. " Tenho me assustado com os números da Bahia especialmente de Salvador", afirmou.


Segundo o sacerdote é bom observar que desde que o mundo das drogas passou a ter a força que tem, a violência cresceu de forma assustadora e quase está fugindo do controle dos organismos públicos.
Na opinião de Dom Murilo está na hora de se voltar o olhar para a pobreza e a miséria. Ele acredita que a juventude vem se sentindo atraída por um mundo onde o dinheiro é fácil e o ganho é rápido. “Só que há um custo muito grande que são as muitas vidas humanas que estão se perdendo”, ressalta.
 

Arquidiocese de Salvador


 

Sobre o trabalho que desenvolve na arquidiocese de Salvador há quatro meses, Dom Murilo disse que ainda não teve tempo de conhecê-la bem. Explicou que estava feliz em poder visitar pela primeira vez a cidade de Feira de Santana e participar da abertura do jubileu. " A cidade foi quem me escolheu para estar aqui" disse Dom Murilo.
 

Questionado sobre a fé do povo católico da Bahia, ele se diz surpreso positivamente pela capacidade de acolhida da população. Informou que já sabia desse acolhimento. Mas agora ao vivenciar essa aproximação é que sente que o povo é muito fraterno.
 

Senhora Santana

Sobre Senhora Santana, o arcebispo lembrou que quando foi bispo de Ponta Grossa no Paraná, cidade que tem características geográficas semelhantes a Feira de Santana por ser um entroncamento rodoviário, a padroeira é também Santana que é a avó de Jesus.
 

Explicou que ela ajudou muito a Maria, mãe de Jesus e tem um coração bondoso, cheio de amor. "Essa é uma devoção que fala de família, de mãe, e de avó", afirmou Dom Murilo.


Depois da coletiva o arcebispo de Salvador seguiu para a igreja Catedral onde presidiu a missa solene. Dezenas de padres, diáconos, religiosos e religiosas e a população superlotaram a igreja em grande ato de fé, amor e devoção.