Polícia

Sub-comandante da PM garante: não haverá redução do efetivo em Feira

Eleutério afirmou que no momento não haverá transferências. Mas, não descartou essa possibilidade caso haja necessidade

Ney Silva

Ao participar da solenidade de formatura do curso de aperfeiçoamento de sargentos na manhã dessa quinta-feira (21), em Feira de Santana, o sub-comandante geral da Policia Militar da Bahia, Coronel Carlos Eleutério Filho, garantiu que não haverá redução do efetivo da corporação na cidade.

Essa possibilidade vinha sendo discutida por conta da implantação das bases comunitárias de polícia cidadã em bairros da capital do estado, Salvador. O comentário era que, cerca de 40 homens que atuam nas 4 companhias independentes da cidade, seriam transferidos para a capital.

Segundo o coronel, os policiais que vão trabalhar nessas bases passarão por um curso de direitos humanos para conviver melhor com o cidadão. Ele acredita que, no futuro, essas bases comunitárias vão integrar o programa Pacto pela Vida, para melhorar a segurança em toda Bahia.

Ainda sobre a discussão da possibilidade de transferência de policiais de Feira para Salvador, o coronel Eleutério informou que, aqueles que passarem pelo curso de qualificação para atuar nas bases comunitárias na capital, poderão sim serem transferidos. Mas, "alguns militares, mesmo sabendo dessa previsão legal, participam do treinamento e depois não querem se integrar ao trabalho. Isso não é justo. É preciso cumprir com a palavra”, disse ele.

Eleutério reafirmou que no momento não haverá transferências. Mas, não descartou essa possibilidade caso haja necessidade. "Repito que o nosso compromisso é com o povo da Bahia. Cada um que se qualificou sabe que está passando por uma programação e que tem destino”, concluiu.