O mercado de trabalho tem vaga e o jovem tem que se preparar para ocupar esse espaço. O recado foi dado na tarde de quarta-feira (13) pelo radialista Dilton Coutinho, durante palestra no V Fórum Feirense da Adolescência, que está sendo realizado no Centro Arquidiocesano, no bairro Papagaio.
Ele falou sobre o tema “Capacitação profissional do jovem para inserção no mercado de trabalho”. Em uma abordagem geral, Dilton destacou que é preciso ter qualificação para ter acesso ao mercado de trabalho. “É preciso se preparar para o mercado e para a vida”, disse o radialista, que apresentou os altos índices da violência contra jovens e adolescentes, inclusive com mortes prematuras, para demonstrar que “quem não estuda e não trabalha fatalmente entra para o grupo de risco”.
Destacando que “os jovens são realmente o futuro do país”, Dilton Coutinho falou também sobre comportamento interpessoal e citou exemplos de pessoas que “se deram bem na vida” graças ao estudo e ao trabalho, como ele próprio. Parafraseando um ex-professor da FTC Feira (Leoman), o palestrante disse que “a motivação é uma fechadura que só abre por dentro” e completou:
“Só quem tem a chave é a própria pessoa”. Cerca de 150 adolescentes estão participando do Fórum, que é promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Parlamento Juvenil. Com o tema “A participação no presente e os desafios no futuro”, a proposta do encontro é discutir ações públicas e sociais voltadas para o adolescente.