Ney Silva
Com a chegada do vestibular da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), que começa no domingo (10), um problema preocupa pais, alunos e professores: o descontrole emocional na hora da prova. Esse descontrole é causado, principalmente, pela ansiedade e provoca dificuldades nas pessoas no momento de fazer a prova de vestibular. Ao todo, 10.473 candidatos disputam 861 vagas em 23 cursos, sendo os mais concorridos, Direito (46,67% candidatos por vaga), Odontologia (38%) e Engenharia Civil (34%).
O alerta é da psicóloga Ana Luiza Karam. O problema afeta pessoas de todas as idades e causa enormes prejuízos à vida.
Ela faz alguns esclarecimentos importantes sobre as consequências do descontrole emocional. Pesquisas indicam que, pessoas com problemas emocionais, tem 47% de chances a menos de ser aprovado em exames. A psicóloga diz que o estudante deve adotar algumas medidas no dia anterior a prova. “Dormir cedo, se alimentar de forma correta, tentar se manter calmo, para não deixar a ansiedade dominá-lo”.
Ela observa que, na maioria dos casos, o problema passa despercebido. “Ansiosa, a pessoa geralmente fica nervosa, tem sudorese, começa a tremer e se sente abalada. Quando a ansiedade oferece prejuízos à saúde, a pessoa deve buscar o apoio de um profissional da área de saúde mental”.
Ana Luiza explica que “o fator emocional é muito importante, pois o nervosismo bloqueia a mente”. Assim, mesmo tendo estudado bastante, o estudante terá dificuldades de aplicá-lo na prova.
Fatores Sociais
Na opinião da psicóloga, o descontrole emocional vem se intensificando em todo o mundo devido a alguns fatores sociais. Ela cita como exemplo, o uso excessivo de bebidas alcoólicas, jogos eletrônicos – que também causam ansiedade – não dormir corretamente durante a noite em período de oito a nove horas, entre outros.
O sono diurno não tem os mesmos resultados do sono noturno. "Quem deita antes das 22h, terá sono profundo quando chegar a meia-noite. Mesmo tendo dormido mais durante o dia, ela não consegue recuperar o sono chamado Rem", disse.
Mesmo atingindo todas as idades, os adolescentes são os que mais sofrem com problemas emocionais, principalmente pelo fato de dormirem muito tarde “amanhecendo o dia no computador, muitas vezes não dormindo durante a noite”. Mas, os adultos também são afetados “porque enfrentam dificuldades há anos e isso causa um acúmulo de problemas que podem se transformar em Síndrome do Pânico a depender da situação de cada um", conclui Ana Luiza.
As provas
Domingo serão aplicadas as provas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira e Redação. Segunda-feira (11), será a vez das provas de História, Geografia e Matemática. E no último dia, terça-feira, provas de Física, Química e Biologia. Os portões serão abertos às 7h15 e fechados às 7h50, dez minutos antes do horário previsto para início das provas. O cartão de convocação continua disponível no portal www.uefs.br.
Os candidatos também devem devem estar atentos às normas previstas em edital para evitar a eliminação, como não usar calculadoras, agendas eletrônicas, relógios digitais, anotações e aparelhos celulares ou similares.