Feira de Santana

Acontece nesta quarta (25) a final do 11º Festival de Sanfoneiros da Uefs

Os candidatos concorrem em três categorias: sanfona de até oito baixos, sanfona acima de oito baixos e infanto-juvenil, para sanfoneiros com até 14 anos.

24/05/2022 às 15h52, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Foto: Divulgação/Cuca

A final do 11º Festival de Sanfoneiros, evento organizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), e com apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc), será realizada de forma presencial nesta quarta-feira (25).

O evento é gratuito e vai ocorrer no Auditório Central a partir das 18h30. Os candidatos concorrem em três categorias: sanfona de até oito baixos, sanfona acima de oito baixos e infanto-juvenil, para sanfoneiros com até 14 anos.

Ao Acorda Cidade, Valéria Oliveira, que integra a equipe de coordenação do Cuca, explicou que neste ano, a edição terá uma novidade.

“O festival está em sua 11ª edição, e neste ano nós temos uma novidade, onde todos os sanfoneiros que estão participando, já estão premiados. Nós contamos com 29 inscritos de todo o Brasil, recebemos inscrições aqui da Bahia, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul das três categorias diferentes. Neste ano a gente vai ter na edição presencial a votação do público que vai estar presente lá no auditório e também do público que vai estar participando de forma online com a transmissão no YouTube da TV Olhos D’Água”, explicou.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

De acordo com Valéria, o público que estará presente no auditório, irá receber o QR Code para ter acesso à votação.

“O festival terá três premiações diferentes, que é o prêmio de seleção, o de júri virtual e o prêmio do júri popular. Só reforçando que o prêmio de seleção, já são premiados automaticamente todos com a participação no festival. Lá no festival, será divulgado também quem foi o campeão do júri virtual que já está acontecendo a votação no canal do Cuca lá no Instagram e o público vai escolher quem é o ganhador do júri popular que vai poder votar através de um QR Code”, disse.

Comprovante de vacinação

Para ter acesso ao Auditório da Uefs, o público terá que apresentar o cartão de vacinação contra a covid-19 com três doses da vacina ou com duas doses para quem recebeu a vacina Jansen. O documento pode ser apresentado impresso ou através do aplicativo Conecte Sus, juntamente com documento de identificação com foto. A recomendação dos coordenadores do Festival para quem vai apresentar o cartão virtual é que as pessoas baixem o aplicativo antes do evento.

Sanfoneiro homenageado

A cerimônia ainda vai contar com a participação da banda “Os bambas do Nordeste”, grupo formado por Carlos Mattheus, nos vocais e no triângulo, Vivaldo, na zabumba e nos vocais, Carlos Luann, no trombone, e Marcos Rios, na bateria, e Baio do Acordeon, sanfoneiro com mais de 70 anos de carreira.

Baio, cujo nome de batismo é André Galdino dos Santos, foi presenteado com uma sanfona por Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, na década de 1970, e já venceu outras edições do Festival de Sanfoneiros.

Ao Acorda Cidade, Baio do Acordeon, destacou que participar mais uma vez do festival, se torna uma grande alegria.

“Eu me sinto uma pessoa muito realizada dentro do forró, tocando a sanfona, e participar de um evento e ser homenageado, é uma grande glória para mim, eu que já estou com meus 78 anos de idade, posso dizer que me sinto muito satisfeito com isso”, informou.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Ainda segundo o sanfoneiro, este é o momento para comemorar, devido à ausência da festa junina nos últimos dois anos.

“Nessa pandemia parou foi todo mundo, ficou complicado, foram dois anos sem trabalhar, sem tocar, mas agora a gente precisa unir forças, levantar a cabeça e seguir em frente”, disse.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade