Feira de Santana

Maio Laranja: Prefeitura realiza caminhada em combate aos crimes sexuais contra crianças e adolescentes

Faixas e cartazes com frases alertando para a importância da denúncia foram exibidas durante todo o percurso.

18/05/2022 às 17h45, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Crianças, adolescentes e representantes de movimentos sociais participaram da Caminhada de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, na tarde desta quarta-feira (18). O ato faz parte da programação do Maio Laranja.

A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), Cras, Creas, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente e Ministério Público Estadual.

A caminhada saiu da Praça Fróes da Mota, seguindo pelo Calçadão da Sales Barbosa e foi encerrada em frente ao Paço Municipal Maria Quitéria, sede da prefeitura. Faixas e cartazes com frases alertando para a importância em denunciar casos de abuso sexual infantil e de adolescentes foram exibidas durante todo o percurso. Panfletos também foram entregues a transeuntes.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Jurandir de Araújo Mato Grosso, informou que apenas neste ano de 2022, 150 casos de abusos foram registrados.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Aqui em Feira de Santana, nós temos um cálculo de mais ou menos, 150 casos registrados de abuso e exploração sexual. É importante lembrar à comunidade, que nós temos como objetivo, apoiar e colaborar com as instituições que trabalham no combate disso, fiscalizando e articulando as campanhas políticas em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. Infelizmente temos subnotificações, devido à inibição da família e até mesmo, o medo, as ameaças que são feitas”, disse.

Ainda de acordo com o presidente do Conselho, em caso de abuso, os pais ou responsáveis, devem encaminhar a situação para o Conselho Tutelar, para que outras providências, sejam tomadas.

“A partir do momento em que se percebe algo, que é notável, uma situação, os pais ou responsáveis, devem procurar o Conselho Tutelar, pois o órgão por sua vez, tem a competência de avaliar o caso e se for necessário, até mesmo, encaminhar para as autoridades policiais. A nossa rede está preparada para acolher as vítimas, principalmente no acompanhamento inicial e nas orientações, na escuta e no encaminhamento para outras instituições”, explicou.

O secretario de Desenvolvimento Social Antônio Carlos Borges Jr, informou à reportagem do Acorda Cidade, que algumas atividades já tinham sido realizadas desde o início do mês, concretizando neste dia 18 de maio, data que marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Desde o dia 2 de maio que nós fizemos várias oficinas e palestras nos Cras e nos Creas e em outras instituições sobre o Maio Laranja. Uma campanha muito forte que hoje no dia 18 de maio tem o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração de Crianças e Adolescentes. Aqui estão a Secretaria de Desenvolvimento Social, a secretaria de Educação, a Secretaria de Saúde, a Secretaria da Mulher, e outras secretarias juntamente com outros órgãos e instituições que também combatem a exploração sexual, violação dos direitos da criança e do adolescente, como o Ministério Público a Defensoria Pública, a Polícia Militar, a Guarda Municipal, a Polícia Rodoviária Federal a Polícia Civil, então todos estão incluídos e juntos nesta caminhada alertando a comunidade para que ela possa ser sensível esta situação problemática hoje muito atual principalmente depois da pandemia onde as crianças começam a relatar alguns fatos”, contou.

Segundo o secretário, as pessoas que perceberem ou flagrarem casos de abusos contra crianças e adolescentes, podem estar realizando as denúncias de forma anônima.

“Estamos alertando a comunidade para que ela possa denunciar através do Disk 100 ou ligando para a própria Polícia militar que é o 190 ou para a Polícia Rodoviária Federal pelo 191. São telefones que são colocados para a comunidade, para que elas possa denunciar e garantir o anonimato. Então estamos aqui hoje sensibilizado a comunidade para que aquelas pessoas que conhecem algum fato como este, possam denunciar. Aqui presentes nesta caminhada, temos assistentes sociais, psicólogos profissionais da saúde, profissionais da pedagogia, todos incluídos na mesma proposta de mobilizar a comunidade para este combate à exploração sexual e também ao abuso de crianças e adolescentes no município”, concluiu.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ed do Acorda Cidade e da Secretaria de Comunicação Social

Leia também: Maioria de denúncias de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes chega à delegacia através de escolas

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade