Vacinação

Secretaria de Saúde registra baixa procura da 4ª dose para pessoas acima de 60 anos

De acordo com o secretário Marcelo Britto, a 4ª dose deve ser aplicada por um imunizante diferente das outras doses anteriores. Vacina da Pfizer está em falta no município.

18/05/2022 às 10h29, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Foto: Arquivo/Ed Santos/Acorda Cidade

A Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana já está aplicando as quatro doses da vacina contra a Covid-19. Embora os estoques estejam cheios, a procura, principalmente pela 4ª dose, ainda é considerada baixa.

Em entrevista ao Programa Acorda Cidade na manhã desta quarta-feira (18), o secretário de Saúde, Marcelo Britto, informou que todo cuidado deve ser prevalecido, e destacou que qualquer pessoa acima de 60 anos, deve procurar uma unidade de saúde, para receber a 4ª dose.

“Eu diria que a procura ainda está fraca. Nós já estamos liberando conforme o Ministério da Saúde, a vacinação das pessoas a partir dos 60 anos e ainda não tive notícia se vamos descer novamente. É uma dose de reforço, é uma dose para ampliar o nível de segurança, mas claro que quem já tomou as duas, quem já tomou também a terceira, já possui um bom nível de segurança. Então fica aqui também o nosso pedido à população para que ela possa também comparecer e tomar essa quarta dose. É uma dose de reforço, é um cuidado adicional, eu acho que não podemos esquecer que a Covid-19 ainda não acabou. Inclusive ontem, um parente meu em Salvador foi diagnosticado com Covid-19, graças a Deus ele está bem, está isolado, mas a doença ainda não acabou. A expectativa das pessoas, é que voltou ao normal e não tem mais ninguém fazendo uso das medidas de proteção, já que não quer fazer o uso das medidas de proteção, que pelo menos complete o esquema de vacinação”, disse.

Ainda de acordo com o secretário, a 4ª dose deve ser aplicada por um imunizante diferente das outras doses anteriores.

“Qualquer pessoa a partir dos 60 anos pode fazer o uso da 4ª dose, ela pode ser feita com qualquer imunizante, algum de preferência que a pessoa ainda não tenha utilizado na primeira, na segunda ou na terceira dose. A gente não pode esquecer que ainda tem pessoas procurando a primeira, segunda e a terceira dose. Por um lado é ótimo, mas por outro não, as pessoas negligenciaram, não era para ter deixado para tomar agora essa primeira dose”, relatou.

Uso de máscara no São João

Mesmo com a liberação do uso da máscara em ambientes abertos, os festejos juninos são locais propícios para aglomeração. De acordo com o secretário, mesmo que a pessoa esteja imunizada, a recomendação é que faça o uso do equipamento de proteção individual.

“Não podemos simplesmente dizer que a Covid-19 terminou, já encerrou, morreu, porque isso não vai acontecer, não da mesma forma que nós hoje, erradicamos a poliomielite. Temos que continuar vacinando porque caso contrário, ela volta, porque o vírus não deixou de existir na face da terra, ele apenas está controlado, mas isso não significa que a gente simplesmente esquece o assunto. Precisa se fazer um único ato, um ato simples que é tomar a vacina, se dirigir até uma unidade de saúde e tomar a vacina e graças a Deus, aquela pessoa vai ficar imunizada porque são doenças que matam, são doenças que podem gerar sequelas muito graves para o resto da vida. No momento que a gente tem essas festas, a orientação que nós podemos dar além da evidência em só participar quem está imunizado e com a imunização completa, é que você pelo menos adote a utilização de máscaras. Já que você vai estar tão próximo de muita gente ao mesmo tempo, e muitas vezes você não tem como garantir que todos já estejam imunizados, faça a sua utilização da máscara, ela vai fazer uma proteção adicional e vai contribuir para que você não pegue a Covid-19”, afirmou.

Vacina da Pfizer

Segundo o secretário Marcelo Britto, o município de Feira de Santana está sem doses da vacina da Pfizer e ainda não há uma perspectiva de entrega dos novos lotes.

“O nosso município está com esta falta da vacina, o Ministério não enviou novos lotes, eu até tinha a esperança de chegar a qualquer momento, mas ainda não recebemos. Infelizmente, isso prejudica aquelas pessoas que tomaram a primeira dose e estão no aguardo da segunda. Assim que essas doses chegarem em nosso município, iremos fazer a divulgação para que as pessoas tenham o conhecimento, inclusive, iremos retomar com as publicações, os releases de imprensa, para reforçar quais são as unidades que estão distribuindo vacinas contra a Covid-19. É importante lembrar que aquela regra que tínhamos no início da vacinação, que o frasco só poderia ser aberto quando tivesse cerca de 10 pessoas, esta regra não se aplica mais, pois naquele momento, nós estávamos com falta da vacina, mas agora não. Nosso foco é imunizar o maior quantitativo de pessoas aqui em nossa cidade”, disse.

Campanha da gripe e sarampo

De acordo com o secretário, a campanha não atingiu as expectativas.

“Esta nossa campanha, ainda ficou abaixo do que era esperado. Nossa meta é atingir 100%, mas não conseguimos, porém, não podemos nos contentar com 50%, 60%. Quanto mais chegarmos próximo dos 100%, mais satisfeitos iremos ficar, mas é importante que a população possa também nos ajudar e procurar as unidades de saúde para realizar esta imunização”, concluiu.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade