Acorda Cidade
Técnicos da Defesa Civil, órgão ligado à Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Direitos Humanos (Seprev), realizaram a vistoria dos equipamentos instalados no Galpão do Amendoim no bairro Queimadinha, na manhã desta segunda-feira (20). Durante a visita, foram verificados o funcionamento dos extintores de incêndio, normas de cozimento e as instalações do sistema de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP).
Segundo o coordenador de Planejamento Operacionais da Seprev, Luis Américo Soares, as fiscalizações serão intensificadas durante o período dos festejos juninos.
“A Seprev juntamente com o Corpo de Bombeiros vai promover um curso sobre o manuseio dos extintores de incêndio voltado para os vendedores de amendoim. Todos os critérios estão sendo analisados com o intuito de enquadrá-los nos padrões de segurança e higienização”, explica.
Na oportunidade também foram realizadas a revisão da rede elétrica do espaço e a substituição de lâmpadas novas. Além da reforma estrutural do espaço, a Prefeitura contribui para o Galpão do Amendoim com R$ 18 para cada panela de amendoim produzida. Atualmente o Galpão opera com 34 fornos novos.
A presidente da Associação Comunitária dos Moradores e Comerciantes do Amendoim do bairro Queimadinha, Rilza dos Santos, solicita que os vendedores utilizem o local. “O espaço foi modificado para atender com qualidade e segurança os comerciantes. As pessoas não precisam continuar cozinhando na rua, já que dispomos de uma estrutura adequada, o que evita a poluição do meio ambiente”, ressalta.
O Galpão do Amendoim foi reativado em 2010 com o objetivo de garantir a qualidade no beneficiamento dos grãos cozidos e comercializados por dezenas de famílias do bairro. O espaço dispõe ainda de 17 lavanderias para manter a higienização do produto.(Secom)