Bahia

Setur propõe dois novos roteiros turísticos no Subúrbio de Salvador

Para a secretária de Cultura do Estado, Arani Santana, "o Subúrbio é um lugar bonito, que merecia esse olhar diferenciado, para o seu reconhecimento cultural".

Setur propõe dois novos roteiros turísticos no Subúrbio de Salvador Setur propõe dois novos roteiros turísticos no Subúrbio de Salvador Setur propõe dois novos roteiros turísticos no Subúrbio de Salvador Setur propõe dois novos roteiros turísticos no Subúrbio de Salvador
Setur propõe dois novos roteiros turísticos no Subúrbio de Salvador

Acorda Cidade

Ainda pouco explorado pelo setor turístico, o Subúrbio de Salvador tem grande potencial para atrair e encantar baianos e visitantes. Rodeada pela Baía de Todos-os-Santos, essa parte da Cidade Baixa reúne atrativos históricos, naturais, religiosos, culturais e gastronômicos.

Para promover a região, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) apresentou, nesta sexta-feira (13), no Parque São Bartolomeu, a proposta de dois roteiros turísticos que contemplam o Subúrbio. Representantes da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), do Batalhão de Policiamento Turístico da PM (Beptur), do trade e de entidades comunitárias participaram do evento.

O roteiro “Sabores e Vivências do Subúrbio” indica a visitação ao Parque São Bartolomeu. Com trilhas e cachoeiras, o local sagrado é usado em cultos de religiões de matriz africana. Já abrigou tribo indígena e quilombo, além de ter sido um dos palcos da luta pela Independência da Bahia. O passeio inclui ainda o Santuário Santa Dulce dos Pobres, a Igreja de Nossa Senhora de Escada, o pôr do sol na praia de São Tomé de Paripe e o primeiro poço de petróleo encontrado no Brasil, localizado no bairro de Lobato.

Já o roteiro “Náutica, Cultura e Identidade” prevê um passeio de barco, com saída do Solar do Unhão, onde funciona o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), e paradas nos museus da Associação Acervo da Laje, em São João Cabrito; e Wanderley Pinho, no município de Candeias.

“Demos o primeiro passo. Agora, operadoras e agências de receptivo serão convidadas para um famtour pelo Subúrbio, com o objetivo de fazer uma análise da viabilidade dos roteiros, para que depois eles sejam inseridos em ações promocionais do Governo do Estado, no Brasil e no exterior. Vamos também oferecer capacitação turística na região”, explicou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

Para a secretária de Cultura do Estado, Arani Santana, “o Subúrbio é um lugar bonito, que merecia esse olhar diferenciado, para o seu reconhecimento cultural”.

O vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens na Bahia (Abav-BA), Jorge Pinto, aprovou a proposta. “As novas opções de turismo em Salvador, que estão sendo apresentadas pelo Estado, vão contribuir para que o visitante permaneça por mais tempo, na capital. Os atrativos naturais e culturais da região serão valorizados e haverá geração de empregos”.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram