Feira de Santana

Após reclamações, Coelba diz que atua para minimizar tempo de espera em casos de quedas de energia

O superintendente de operações reforçou que, no tocante ao fornecimento da energia, a companhia tem um regime de prioridade para serviços específicos como o das granjas.

Após reclamações, Coelba diz que atua para minimizar tempo de espera em casos de quedas de energia Após reclamações, Coelba diz que atua para minimizar tempo de espera em casos de quedas de energia Após reclamações, Coelba diz que atua para minimizar tempo de espera em casos de quedas de energia Após reclamações, Coelba diz que atua para minimizar tempo de espera em casos de quedas de energia

Laiane Cruz


No último fim de semana, com a precipitação de chuvas e ventos fortes em Feira de Santana e cidades circunvizinhas, moradores de diversos bairros se queixaram de quedas prolongadas de energia elétrica e prejuízos em decorrência disso. Outro motivo de reclamação foi com relação a atrasos por parte da empresa Neoenergia Coelba, no restabelecimento do serviço em alguns locais.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o superintendente de operações da Coelba, Leonardo Santana, informou que devido à rede aérea ficar exposta a uma série de eventos, pode haver interrupção, a exemplo de pássaros que tocam na fiação ou descargas atmosféricas, principalmente neste período do ano, ou mesmo um evento externo a exemplo de um caminhão que colide em algum poste.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Esses eventos ocasionam a interrupção de energia e prontamente a distribuidora tem um plano de atuação para fazer com que o consumidor fique em menor tempo possível interrompido. Em casos como o que estamos vivendo nos meses de março e abril, nós reforçamos o nosso contingente de atendimento emergencial da companhia, às vezes até dobrando ou triplicando o volume de equipes em campo para atuar, para que o maior número de clientes seja reestabelecido no menor tempo possível”, afirmou o superintendente.

Questionado sobre a morte de 30 mil frangos em granjas localizadas na região de Conceição da Feira, devido à falta de energia elétrica por um período de cerca de 12 horas, na última sexta-feira (15), Leonardo Santana justificou que a companhia está apurando o caso e fazendo um detalhamento de toda a interrupção.

“Essas granjas estão localizadas em uma região um pouco mais distante do centro de Conceição da Feira, no que a gente chama de rural, e o atendimento foi reforçado. Utilizamos quatro equipes para fazer o atendimento desse complexo onde tem as granjas. É uma região com dificuldade de acesso, onde existe um volume denso de vegetação, de mata densa, mas o atendimento foi feito dentro do tempo estabelecido, com a maior celeridade possível e com um incremento de equipes, dada justamente a importância. Esse tipo de consumidor, ele é um dos consumidores que a gente coloca em uma escala de prioridade justamente pelo negócio específico, que é a questão das granjas, então uma vez que a companhia teve ciência das interrupções das granjas, ele (o consumidor) foi prontamente acionado e atendido”, disse.

O superintendente de operações reforçou que, no tocante ao fornecimento da energia, a companhia tem um regime de prioridade para serviços específicos como o das granjas.

“Atuamos com um plano de manutenção para garantir que o mínimo de interrupção aconteça em regiões como essas, e estamos à disposição para fazer diagnósticos mais específicos até mesmo com uma consultoria técnica, onde a gente pode apresentar, como distribuidora de energia, oportunidades e alternativas para diminuir ainda mais o nível de interrupção nos circuitos internos ou mesmo no trecho de circuitos dessas empresas.”

Ele destacou que uma das medidas que podem ser adotadas pelos proprietários das granjas é o uso de geradores de energia.

“O gerador é uma boa opção para quem precisa manter o fornecimento contínuo dentre a própria natureza da energia elétrica e da distribuição de energia que, como falei, está exposta a variáveis externas, além da qualidade de fornecimento. A Neoenergia Coelba tem sempre uma grande preocupação, principalmente para esse tipo de produto, para entregar qualidade de fornecimento nas faixas adequadas que a Agência Reguladora (Aneel) nos exige. E para o caso específico das granjas em Conceição da Feira, isso vem acontecendo, e nós mantemos o acompanhamento contínuo. A chegada desde o acionamento até a resolução do defeito vai depender muito do posicionamento das equipes. No caso da última ocorrência, a gente tinha um contingente bastante amplificado e as turmas estavam em um trecho relativamente próximo e a chegada ao local de serviço se deu por volta de uma hora e meia, duas horas de deslocamento. A partir daí se iniciou todo o processo de identificação do defeito, correção e normalização, que precisa seguir os procedimentos de segurança, para que o atendimento seja feito de forma adequada”, explicou.

O superintendente acrescentou que a Neoernergia Coelba, tem uma serie de canais de atendimento para o consumidor, como o atendimento presencial nas agências credenciadas e os canais digitais, a exemplo do site www.neoenergiacoelba.com.br e o aplicativo da Coelba para falta de energia. Além disso, há os canais de telefone já convencionais que é o 116, e para mensagens de texto em casos de interrupção, que é o 28116 .

“Além disso dispomos de um atendimento pelo WhatsApp (71) 3370-6350 , que facilita e dá mais velocidade a comunicação e a retirada de dúvidas de nossos consumidores.”

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
 

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