Feira de Santana

Em greve, servidores do INSS chamam atenção para aumento da fila virtual e prejuízos para a população

Somente perícias médicas e avaliação social são realizados presencialmente nas agências e os demais serviços acabam se acumulando, aumentando assim a fila virtual.

13/04/2022 às 12h41, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Aderindo à greve nacional que foi iniciada no dia 23 de março, os servidores do INSS de Feira de Santana se reuniram na manhã desta quarta-feira (13), na Praça Bernadino Bahia, para buscar uma aproximação da comunidade e chamar atenção sobre a pauta de reivindicações, além dos problemas desencadeados pela greve, entre eles a fila virtual de atendimentos.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Luiz Ernesto Ferreira Santa Bárbara, que é técnico de seguro social, explicou que um dos pontos da pauta é sobre a realização de concurso público. Ele frisou que o órgão tem disponibilizado grande parte dos serviços através do site ou do aplicativo Meu INSS e isso dificulta o acesso para quem não utiliza a internet.

“O segurado hoje está tendo muita dificuldade em virtude da carência de servidores no órgão. Não está mais sendo atendido nas agências, ele precisa hoje acessar a internet, através do aplicativo do INSS ou pelo computador, para requerer o seu benefício. Então as portas do órgão hoje estão praticamente fechadas. Precisamos do aumento da força de trabalho e voltar a atender o cidadão nas agências. Não somos contrários à modernização, que existe hoje um viés dessa tecnologia, que acaba sendo prático, mas o governo não pode fechar, como está fazendo, as portas da previdência, pois a gente sabe que muita gente tem dificuldade e no Brasil são praticamente 20 milhões de famílias sem acesso à internet”, comentou.

Segundo Luiz, essa escassez de servidores, assim como muitos serviços sendo solicitados pelos segurados via internet, tem feito com que ocorra o aumento da fila virtual de processos. Somente perícias médicas e avaliação social são realizados presencialmente nas agências e os demais serviços acabam se acumulando.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“O prejuízo é que com a greve esses processos não estão sendo analisados, temos uma fila hoje de 2 milhões de processos no Brasil, sem conclusão, e essa fila vai aumentar o tempo de espera, e de conclusão do benefício. A fila virtual vai aumentar em função da greve”, declarou.

 

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade. 

 

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade