Educação

Vereador Jhonatas Monteiro tem dente quebrado durante ação de guardas municipais contra professores

De acordo com o vereador, em entrevista ao Acorda Cidade, a Guarda Municipal adentrou ao prédio na manhã de hoje (1º) e agrediu os professores.

Vereador Jhonatas Monteiro tem dente quebrado durante ação de guardas municipais contra professores Vereador Jhonatas Monteiro tem dente quebrado durante ação de guardas municipais contra professores Vereador Jhonatas Monteiro tem dente quebrado durante ação de guardas municipais contra professores Vereador Jhonatas Monteiro tem dente quebrado durante ação de guardas municipais contra professores

Laiane Cruz

O vereador Jhonatas Monteiro (Psol) condenou, na manhã desta sexta-feira (1º), o uso da força pela Guarda Municipal de Feira de Santana, para reprimir a manifestação de professores da rede municipal dentro do prédio da prefeitura.

De acordo com o vereador, em entrevista ao Acorda Cidade, a Guarda Municipal adentrou ao prédio na manhã de hoje e agrediu os professores. Ele relatou que em meio ao confronto teve um dente quebrado, e um dos seus assessores, Rafael Moreira, foi brutalmente agredido pelos prepostos, que o detiveram dentro do prédio, alegando que iriam encaminhá-lo à delegacia.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

“Após um diálogo com o secretário de Prevenção à Violência, o major Moacir Lima, tentamos acelerar uma resposta por parte do governo municipal. Ninguém quer conflito, nem que essa situação se arraste. Mas parece que o prefeito Colbert Martins mora em outro município e tem se esquivado de marcar um momento para a negociação. Toda essa situação que ocorreu aqui é fruto dessa irresponsabilidade. Tentamos marcar um encontro com a Secretária Anaci Paim, que também tem se esquivado. Depois, recebemos a informação que chegou uma ordem para a Guarda Municipal fechar as janelas e impedir o acesso de água, alimentos e medicamentos, e antes mesmo que eu pudesse comunicar aos professores que ocupavam o paço municipal, a Guarda subiu, sem qualquer preparo na condução, e as pessoas foram agredidas de novo, inclusive eu tive um dente quebrado. Um assessor do meu mandato foi preso dentro da prefeitura, se encontra em cárcere dentro do prédio, e foi brutalmente agredido. Conversei com a comandante da Guarda que essa situação é insustentável, e a vida de Rafael corre risco. Ela disse que ele seria conduzido à delegacia”, informou o vereador.

Ele declarou que, neste momento, o professorado continua dentro do prédio resistindo mesmo com as janelas fechadas, aguardando uma posição do governo municipal e quando o prefeito Colbert Martins vai negociar para resolver os problemas das escolas do município de Feira de Santana.

“O segundo problema que temos aqui é o ataque aos vereadores. É uma função nossa. O presidente da Câmara foi agredido, vários outros vereadores também foram alvo de agressões, com uso de spray de pimenta. E a Câmara precisa dar uma resposta diante disso, se fazem com um vereador eleito pela comunidade, imagine o que fazem com os moradores das comunidades rurais. O terceiro problema é a situação de Rafael Moreira, um jovem negro do Conjunto Feira X. A vida dele tem que ser resguardada. O governo não pode desfazer das pessoas, passar por cima, violentar, professoras passaram mal e vomitaram sangue, crianças foram atacadas com spray de pimenta. É esse o governo de Colbert Martins Filho? É isso que merecemos no nosso município?”, questionou o vereador Jhonatas Monteiro.

 

 

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia