Educação

Uefs recebe recurso de emenda parlamentar para manutenção do CEB/creche

Com o recurso, a Universidade Estadual de Feira de Santana vai comprar brinquedos para o parque, máquina de lavar, secadora de roupas, estantes, armários multiuso, mesas e notebooks para o local.

Acorda Cidade

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) comemorou ontem (17) uma importante vitória: a aquisição de verbas para manutenção da Creche do Centro de Educação Básica (CEB), que é vinculada à instituição.

Com valor total de R$ 23 mil, o recurso é oriundo de emenda parlamentar impositiva proposta pela deputada estadual Fabíola Mansur (PSB), que esteve pessoalmente na Uefs e participou de um encontro com a Administração Central da instituição e diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia (Sintest/Uefs) nesta quinta-feira (17).

O projeto, de Revitalização dos Espaços Recreativos, de Convivência e Lavanderia da Creche/Uefs, foi elaborado em parceria da Pró-reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP) e da Assessoria Especial de Relações Institucionais (Aeri) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), com a intermediação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia (Sintest/Uefs).

De acordo com o reitor da Uefs, Evandro do Nascimento, a iniciativa desenvolvida entre a Uefs e representantes públicos parlamentares é de grande importância nesse momento difícil para as universidades públicas no Brasil, marcado pelos cortes de investimentos na educação no país. Nessa linha, Fabíola Mansur destacou o empenho dos reitores, inclusive da Uefs, para lutar por recursos para as universidades públicas.

"É preciso haver embates quando a gente quer mostrar que algo precisa ser mudado", reforçou a parlamentar, apontando as demandas em defesa da Uefs apresentadas pelo reitor Evandro do Nascimento, pela Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Adufs) e pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia (Sintest-BA) à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e às secretarias estaduais do governo, sobretudo de Educação (SEC-BA).

Integrante e Presidente da "Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público", Fabíola Mansur frisou a necessidade em haver representações "mais incisivas" das mulheres nos espaços públicos. E comentou sobre a composição do quadro de pessoal da Uefs: "a maioria é de mulheres; e tem uma vice-reitora". Amali Mussi, vice-reitora, disse que a Uefs mantém "não só uma relação pontual e formal", mas acolhe e continuará dialogando com servidores de forma "humana e solidária".

Fabíola Mansur elogiou a atuação do Sintest-BA, através da gestão da diretora geral e servidora técnica da Uefs, Daiana Alcântara, por ser uma das agentes que também intercederam pela aquisição de recursos para a creche. "Eu já imaginava, quando era estudante da Uefs, que um dia meu filho estaria ali. E, realmente, isso se concretizou", relatou Daiana Alcântara, lembrando do amparo para servidores que a creche da Uefs representa desde quando ela era estagiária do CEB. "E o Sintest abraçou essa causa", completou.

A pró-reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP), Aretusa Evangelista, considera a creche "um dos projetos mais significativos", não desconsiderando outras iniciativas da Uefs. "É porque trata, justamente, dessa assistência direta aos servidores e alunos que têm um[a] filho[a] e não tem condições de assistí-lo[a]", explicou a pró-reitora, ressaltando isso pelo fato de os servidores e discentes se envolverem em rotinas diversas na universidade, "mas seguros que seus filhos estão bem cuidados".

"Ficamos muito felizes por saber do reconhecimento desse trabalho da creche e da importância reconhecida pela comunidade universitária, chegando à deputada, Fabíola Mansur, bem como do apoio do Sintest", avaliou a coordenadora administrativa da creche, vinculada à PGDP, Noélia Maria Bonfim.

A visita da deputada contou também com um passeio pelo campus da Uefs e ao Centro de Educação Básica. Participaram também do encontro a pró-reitora de Extensão Rita Breda, a assessora técnica da AERI, Joselisa Chaves e diretores do Sintest/Uefs.

A Creche da Uefs foi fundada em 1992 e se consolidou por acolher crianças de 0 a 3 anos. Anualmente, dois editais são lançados para pleitear vagas: um, para servidores; o outro, para discentes da Uefs.