Feira de Santana

Com retorno das aulas, secretário de transportes afirma que ajustes serão feitos em frota de ônibus

Com relação ao recadastramento estudantil, o secretário explicou que os estudantes podem realizar o procedimento através das plataformas digitais ou comparecer na sede da Via Feira, localizada noTransbordo Central.

11/02/2022 às 08h32, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Atualizada em: 11h03

Gabriel Gonçalves

Na última segunda-feira (7), tiveram início as aulas da rede estadual de ensino para o ano letivo de 2022. Com este retorno, é perceptível o crescimento do número de passageiros que voltam a utilizar o transporte público em Feira de Santana.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o secretário municipal de Transportes e Trânsito, Saulo Figueiredo, explicou que atualmente, o município possui cerca de 130 ônibus circulando. De acordo com ele, ajuste estão sendo feitos para atender aos usuários.

"Hoje nós temos uma frota de 130 ônibus circulando em nossa cidade. Esse número acaba variando a depender do dia, a depender da demanda, como tem dia que circulam apenas 126 ônibus, mas teve dia que já chegou a circular 132. Operamos com 82 linhas no sistema urbano e com aproximadamente 27 linhas na zona rural. Hoje também contamos com a Expresso Novo Centro que está sendo bem aprovado pelo feirense e percebemos a microbilidade, quando aquele passageiro que utilizava muito o transporte privado por aplicativo e agora está migrando para o Expresso Novo Centro", disse.

De acordo com o secretário, as principais linhas da cidade, são da região norte do município e destacou a queda no número de passageiros no mês de janeiro.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

"Hoje temos muitas linhas que circulam ali para a Avenida Iguatemi, região norte da cidade, George Américo, Gabriela, Jardim Cruzeiro, mas temos também o bairro do Tomba, Feira IX, Aviário, linhas que possuem um grande número de passageiros. Existe uma tradição muito forte por parte do feirense em realizar os veraneios e percebemos a queda no número de passageiros neste mês de janeiro e só agora no início de fevereiro que esse número voltou a subir", afirmou.

Com o retorno das aulas nas instituições de ensino superior, ao exemplo da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) no próximo dia 7 de março, o secretário informou à reportagem do Acorda Cidade, que a frota será aumentada.

"Hoje a gente já tem o retorno da rede privada de ensino básico e ensino médio, porém não impacta muito no transporte. A rede estadual também já retornou nesta semana, mas o que a gente tem um impacto maior, são com as universidades, principalmente a Uefs em que no último anúncio feito, as aulas retornam no dia 7 de março. Outras faculdades retornam nesta segunda, dia 14 e outras no dia 21, então desde a semana passada, começamos a monitorar estes números, para entender o real crescimento de passageiros, para que possamos fazer todos os ajustes necessários. Observamos por exemplo que da semana passada para esta, tivemos um aumento de 5%, entretanto, observamos também que boa parte desse crescimento foi no horário de entrepico em que o valor da passagem é de R$ 2, uma medida que iniciamos no mês de janeiro", informou.

Ainda de acordo com o secretário Saulo Figueiredo, nesse momento ainda sem aula, é notável a grande redução de passageiros após às 20h.

"Hoje estamos atendendo o público até 22h30, mas o que a gente percebe é que após às 20h, existe uma queda muito grande de passageiros e essa frota se torna ociosa, acaba onerando muito o sistema. A gente tem aqui na secretaria, uma equipe para fiscalizar e monitorar essa questão dos passageiros, a questão da quilometragem, principalmente com base nas situações que aconteceram em outras cidades com o caos do transporte público. Em Itabuna por exemplo, a cidade ficou cerca de 11 meses sem ônibus, então a gente vem adotando medidas para manter o transporte público operando aqui em nossa cidade, principalmente com a questão da gratuidade, mas entre trancos e barrancos, nós estamos enfrentando esta crise desde março de 2020", lamentou.

Desde o mês de outubro do ano passado, a prefeitura passou a gerir a empresa Via Feira com algumas intervenções. Segundo o secretário, nos próximos dias, os passageiros terão a facilidade de de pagar a passagem através de um cartão digital, PIX, cartão de crédito ou boleto.

"Estamos realizando algumas modificações como um 'up grade', com grande pacote tecnológico, assinamos recentemente uma mudança que vai possibilitar e melhorar a vida do passageiro, podendo pegar o transporte público através de um cartão digital que pode ser baixado no celular e os passageiros poderão adquirir os créditos através do PIX, cartão de crédito ou boletos. São algumas mudanças que já estamos testando para que agora no mês de março quando retornar em massa, o número de passageiros, possamos estar aplicando isso na prática", disse.

Com relação ao recadastramento estudantil, o secretário explicou que os estudantes podem realizar o procedimento através das plataformas digitais ou comparecer na sede da Via Feira, localizada no Terminal de Transbordo Central.

"O recadastramento já está sendo feito de forma eletrônica, inclusive aqueles que que vão buscar estes serviços, podem acessar as redes sociais da Via Feira, o site da Via Feira, a gente tem esse serviço presencial também lá no Terminal Central, mas nós orientamos que isso possa ser feito efetivamente de forma eletrônica. Então através dos meios digitais, aí pode acessar  lá principalmente o Instagram que é a rede social mais acessada pela juventude para que tenha todas as instruções a respeito desse recadastramento", concluiu.

 

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade