Feira de Santana

Passe livre: Mais de 5 mil pessoas com deficiência tem acesso gratuito ao transporte coletivo

Os interessados em obter o benefício devem se cadastrar na SMTT, localizada na Rua Newton Vieira, s/n, bairro Caseb.

Acorda Cidade


As pessoas que têm algum tipo de deficiência crônica física, mental, visual, auditiva ou renal podem ter acesso gratuito ao transporte coletivo urbano. De janeiro a maio deste ano, 302 novos cartões de passe livre foram emitidos pela Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Atualmente, 5.648 cartões estão ativos em Feira de Santana.

Os interessados em obter o benefício devem se cadastrar na SMTT, localizada na  Rua Newton Vieira, s/n, bairro Caseb. Segundo o diretor de planejamento, Vitor de Paula, para ter direito ao cartão de passe livre, o pretendente deve entregar xerox do RG e do comprovante de residência, além de uma avaliação médica atualizada que comprove a deficiência.

“Após a apresentação do laudo, eles passam por uma triagem realizada pelo médico da SMTT. Aprovados os critérios avaliativos, os beneficiários recebem o passe livre”, explica o diretor, acrescentando que “este programa tem um alcance social muito grande e possibilita que tais passageiros façam seus deslocamentos de maneira gratuita”.

O prazo de validade do passe livre é de 12 meses. Após o período estabelecido, os beneficiários precisam fazer o recadastramento para continuar a usufruir dos serviços. Os usuários podem tirar suas dúvidas ou fazer reclamações através dos telefones 3603-7311, em horário comercial, ou 3603-7304, telefone do Serviço de Atendimento de Transportes e Trânsito (Servtran), que funciona 24 horas.