Ilani Silva
Uma área na região da BR 116-Norte, onde estava situada a antiga empresa Alimba está ocupada desde o dia 23 de abril por 87 famílias do movimento Quliombo Lucas da Feira.
Os representantes do grupo tinham uma audiência marcada com a secretaria de Habitação às 10h, mas grande parte das famílias saiu às ruas da cidade na manhã desta sexta-feira (3), o que ocasionou a interdição da Avenida Sampaio por mais de uma hora e meia.
De acordo com Jonathas Monteiro, um dos líderes da ocupação, a reunião visava discutir a desapropriação do local para a transformação da área em moradia popular para as famílias. No entanto, a decisão só poderia ser informada pelo prefeito Tarcízio Pimenta que não compareceu a reunião, pois estava fora da cidade.
“A gente espera que na próxima audiência marcada para o dia 20 de junho, o prefeito compareça porque a situação das famílias de dormir em barracas é complicada”, disse.
Segundo o secretário de Habitação, Gilberto Ruy Rocha, não era necessário a presença de todas as famílias porque a reunião já estava marcada, porém ele informou que já desenvolveu várias ações no local.
“Estive na própria ocupação com uma equipe de engenheiros, técnicos, assistentes sociais, fizemos um levantamento fotográfico de toda a área, e a solicitações feitas pelo movimento foram atendidas, só a decisão que precisa da presença do prefeito”, explicou o secretário.
Ainda de acordo com Gilberto Ruy, será realizado um levantamento dos débitos que serão analisados se justifica a desapropriação. As informações são do repórter Paulo José do programa Acorda Cidade