Esportes

Etapa baiana do Campeonato de Canoagem 2022 pode ser realizada no Lago Pedra do Cavalo

Também será avaliada a possibilidade de competições aquáticas nacionais ocorrerem no manancial.

Etapa baiana do Campeonato de Canoagem 2022 pode ser realizada no Lago Pedra do Cavalo Etapa baiana do Campeonato de Canoagem 2022 pode ser realizada no Lago Pedra do Cavalo Etapa baiana do Campeonato de Canoagem 2022 pode ser realizada no Lago Pedra do Cavalo Etapa baiana do Campeonato de Canoagem 2022 pode ser realizada no Lago Pedra do Cavalo

Acorda Cidade

A convite do deputado estadual Angelo Almeida (PSB), uma comitiva visitou o Lago Pedra do Cavalo na  última quinta-feira (9), para avaliar a possibilidade da etapa baiana do Campeonato de Canoagem ser realizada no manancial. Cogita-se também que alguns campeonatos aquáticos nacionais ocorram no local.

Formada pela presidente da Federação Baiana de Canoagem, Camila Lima; a vice-presidente da Confederação Brasileira de canoagem, Luciana Costa; o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Carneiro Filho; e o chefe de Educação Ambiental, João Dias, além de Angelo, a comitiva percorreu o Lago, saindo de Feira de Santana, passando por Conceição da Feira, Antônio Cardoso até Santo Estevão.

“Com o que visualizamos já ficamos satisfeitas. A gente consegue, sim, trazer uma etapa baiana do campeonato, agora é alinhar com a Sudesb (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia), o deputado Angelo e a prefeitura local”, afirmou Camila, entusiasmada. E Luciana complementou: “É um prazer imenso conhecer esse Lago maravilhoso. A gente chega a ficar arrepiada com a imensidão de água. É possível ser realizada não só a etapa baiana, mas também a brasileira de canoagem e velocidade e Campeonato Brasileiro de Maratona. É um lugar que a gente não conhecia e, com certeza, vamos expandir a nível nacional”.

O deputado Angelo, que fez indicação ao governo do Estado para criar um Centro de Treinamento de Canoagem no Lago Pedra do Cavalo e também estudo das espécies aquáticas, afirma que este é mais um passo na valorização de um imenso patrimônio ambiental. “Estamos empenhados em fazer a construção de um projeto de desenvolvimento sustentável para o Lago. Temos um grande manancial e é possível a gente lutar por isso. E lembrando que a Bahia é hoje protagonista no esporte aquático da canoagem e remo, como o estado brasileiro com mais medalhas. Esse deve ser motivo de termos um olhar diferenciado”, salientou.

Também animado com a possibilidade, o secretário Jairo Filho disse torcer para que Feira e região possam sediar os campeonatos e acrescentou que a prefeitura de Feira está disposta a atuar a favor disso. “É importante que a gente faça esse planejamento sustentável do Lago Pedra do Cavalo, de forma que o turismo sustentável e diversas práticas esportivas possam estar sendo desenvolvidas nele”, pontuou.