Rachel Pinto
Quem passa pela Rua Padre Miguelino no bairro Coronel José Pinto em Feira de Santana já deve ter visto uma casa com o muro todo de pedrinhas com o nome Gruta do Rosário. Um cantinho recluso, como o próprio nome gruta significa, mas de ‘coração’ aberto para aqueles que mais precisam. A Gruta do Rosário é a sede da comunidade católica que leva o mesmo nome e que há 18 anos faz um trabalho de evangelização a partir da palavra bíblica de Isaías 61: “O espírito do Senhor Deus está sobre mim; porque o Senhor me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos”.
Foi fundada pela missionária Maristela Ramos Pacheco no pavimento térreo de sua casa e é um lugar de oração, escuta e acolhimento daqueles que estão sedentos da palavra e da presença de Deus. Maristela desenvolve o trabalho com a também missionária e co-fundadora Anne Patrícia e mais 21 missionários, que deixaram suas casas para viver a missão da comunidade.
Foto: Rachel Pinto/Acorda Cidade
“A Gruta do Rosário é uma nova comunidade. Existem no nosso país mais de 800 novas comunidades e a gruta é uma delas. É um grupo de pessoas, que têm um chamado, para viver uma vida em comum, deixam tudo, casa trabalho e habitam juntas numa mesma casa para desenvolver uma missão que Deus confiou. A nossa missão é libertar os cativos. A palavra fundante é Isaias 61 e libertar os cativos é em um amplo contexto. Da fome, da enfermidade, do pecado, de tudo que possa escravizar o nosso irmão. Aí temos um leque de trabalhos filantrópicos que desenvolvemos. Como a assistência ao presídio, através da pastoral carcerária, assistimos o Hospital Dom Pedro de Alcântara e também fazemos trabalhos nos bairros carentes.A Gruta do Rosário é um canal. As pessoas deixam aqui as suas doações e a gente encaminha para os lugares que mais precisam”, explicou.
Foto: Divulgação
A Gruta do Rosário faz parte da arquidiocese de Feira de Santana, da Paróquia Senhor dos Passos e os missionários que fazem parte desta comunidade vivem da providência e de doações. Moram em cinco casas, sendo quatro casas femininas e uma masculina com quatro pessoas cada uma e o seu dia a dia é de oração e ajuda ao próximo.
Anne Patrícia contou que a comunidade realiza o trabalho de escuta e aconselhamento, atendendo casos de depressão e principalmente de pessoas que vivem os dilemas e as angústias da ansiedade.
“São pessoas que precisam falar. Dentro de casa não conseguem e a gente faz tudo isso dentro da oração. Nós acreditamos que tudo pode ser mudado pelo poder da oração e tudo nosso é oração. A nossa missão é a libertação dos cativos através da oração, pois nós acreditamos que temos um Deus que tudo pode, um Deus que transforma tudo, um Deus que coloca a mão e faz a coisa acontecer. Por isso nós colocamos o joelho no chão e oramos por todas as causas, oramos muito nesta pandemia por famílias que perderam os seus entes queridos e ficaram desnorteadas e perderam o rumo”, acrescentou.
Foto: Divulgação
A missionária Maristela relatou que viver o chamado para a missão de libertar os cativos precisou que fizesse muitas renúncias, mas que tudo valeu a pena e que faria tudo novamente. Ela é casada, mãe de três filhos e avó, a família também se envolve na missão e o trabalho da comunidade iniciou quando passou a rezar o rosário em casa. O grupo de oração foi crescendo e aí a comunidade Gruta do Rosário foi fundada no quintal de sua casa que há 18 anos era cheio de lama.
“Em 2004 começamos a rezar o rosário por muitas intenções que eu recebia. Eu não sabia rezar e então eu disse vamos aproveitar o mês de maio e entregar nas mãos de Nossa Senhora essas intenções.
Começamos a rezar sem nenhuma pretensão e as coisas iam acontecendo, os milagres iam acontecendo e as pessoas iam chegando para rezar com a gente. Fomos nos tornando um grupo coeso, e o espaço que nós rezávamos era dentro da minha casa. Aí resolvemos criar um espaçozinho no quintal. Quando construímos o altar, Dom Itamar Vian veio inaugurar e quando ele chegou aqui, ele percebeu que tinha uma estrutura me convidou no gabinete dele, me deu um livrinho de sua autoria sobre novas comunidades e mandou que eu fundadasse a comunidade. Daí a gente fundou e vem nessa parceria de mãos dadas, servindo a Jesus através da Igreja Católica”, ressaltou.
Muitas e muitas pedrinhas e a evangelização pelas redes sociais
A gruta foi toda construída pelas mãos das missionárias através da doação de sobras de materiais de construção, pedrinhas que elas cataram pela cidade ao longo de nove meses e o espaço conta diariamente com dois momentos de oração e adoração ao Santíssimo. Reza-se o santo rosário todos os dias às 7h30 da manhã e a adoração acontece de domingo a domingo às 19h.
Foto: Divulgação
Com a pandemia da covid-19 e a restrição das visitas, a Gruta do Rosário passou a transmitir seus momentos de oração através do perfil no instagram, que foi criado com o intuito de aproximar as pessoas do evangelho de Cristo e o objetivo é ampliar o alcance dessa transmissão através do canal da gruta no Youtube. A comunidade precisa ter no mínimo 1000 inscritos para que possa começar a evangelização por esta mídia.
“Não tínhamos nenhuma rede social. E por conta da pandemia, a gente precisava manter o contato com as pessoas. Fizemos muito o acompanhamento online e por isso criamos o Instagram e agora também o canal no Youtube”, disse Maristela.
Foto: Divulgação | Nossa Senhora do Rosário
Tenda da Gruta do Rosário no município de Antônio Cardoso
Além do trabalho em Feira de Santana, a Gruta do Rosário, assim como o Evangelho de Cristo, que trabalha além de distâncias e barreiras, realiza também um trabalho na Fazenda Barra no município de Antônio Cardoso, na Tenda da Gruta do Rosário, fazendo o atendimento à uma vila de pescadores. Os missionários desenvolvem além de ações sociais, atendimento médico gratuito semanalmente, momentos de oração e atendimento espiritual. O local está em fase de conclusão e será em breve inaugurado pelo arcebispo de Feira de Santana, Dom Zanoni Castro.
Foto: Divulgação
Sustentação
A missionária Anne Patrícia explicou que embora a comunidade viva de doações, o grupo também realiza algumas atividades manuais, como de artesanato para a confecção de velas, terços e outros produtos religiosos para comercializá-los e assim ajudar nas despesas. Os produtos podem ser encontrados em dois espaços das garagens das casas de missão que foram transformados em lojinhas, um na Rua Padre Miguelino e outro na Rua Edelvira de Oliveira, próximo ao HDPA. Lá são vendidas imagens católicas, rosários e agora no mês de dezembro a coroa de velas do advento que têm muita procura.
Foto: Rachel Pinto/Acorda Cidade
“Realizamos também bazar de roupas usadas que recebemos de doações. A providência de Deus nos abençoa e a gente também busca a nossa autossustentação”, frisou.
Para Anne, que fez votos de celibatária, o que lhe faz seguir firme na missão e no propósito que escolheu viver, é nunca perder a esperança e dar o ‘Sim’ para Deus.
“Tudo a gente precisa dar o sim, para entender o que Deus quer para a nossa vida. Ele tem um propósito para tudo. Eu trabalhava, tinha minha empresa, tinha essa vontade, mas era uma vontade esquecida. No fundo tinha aquele vazio que a gente começa a preencher com Deus. As pessoas geralmente procuram Deus na angústia, na dor. Não podemos perder a esperança. Dentro de cada um daquele que busca a Deus ou qualquer propósito de vida precisa ter esperança. Ela é cega, mas chega. Quando a gente pensa que vai afundar, Jesus chega e diz: Levanta, caminha que eu estou contigo”, comentou.
Maristela que foi cabeleireira por 21 anos e renunciou várias coisas para viver a sua missão, avaliou que busca atender sempre o chamado de Jesus.
“Jesus não tira nada. Ele dá tudo em dobro, tira as futilidades e coloca o essencial”, encerrou.
Quem quiser conhecer a Gruta do Rosário, pode marcar o agendamento através do telefone: 7536225010. Para enviar doações o contato com os missionários pode ser feito através do telefone, ou levar os materiais na Rua Padre Miguelino no bairro Coronel José Pinto.
Há também o pix da Gruta do Rosário que é o número 75 99982-7958.
Conheça mais sobre o trabalho da comunidade no Instagram e no Youtube.