Saúde

Rui Costa inaugura novo hospital em Ilhéus e destaca última etapa de ampliação do HGCA em Feira

O investimento no Hospital Materno-Infantil de Ilhéus foi de R$ 40 milhões em obras e equipamentos

06/12/2021 às 10h53, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

O governador Rui Costa inaugurou na manhã desta segunda-feira (6) o Hospital Materno-Infantil Joaquim Sampaio, em Ilhéus, na região sul da Bahia. A unidade oferecerá cirurgias pediátricas e irá realizar partos de alto risco.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Durante a entrega do novo hospital, o governador anunciou também outros investimos na área da saúde no estado da Bahia e o início das obras da última etapa de ampliação do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana.

“Em breve a gente inicia a última etapa de readequação, requalificação e ampliação do Clériston, e também vamos iniciar um dos maiores, senão o maior hospital de Ortopedia do Brasil, que está em processo de licitação, e a gente em breve deve concluir a seleção da empresa vencedora e iniciar a obra na sede antiga da Oi, no Cabula (Salvador)”, informou Rui Costa.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Já o investimento no Hospital Materno-Infantil de Ilhéus foi de R$ 40 milhões em obras e equipamentos, para 105 leitos de internação, sendo 10 de UTI Neonatal e 25 de semi-intensivo, integrados à Rede Cegonha e atenção às urgências e emergências da região de Ilhéus, com funcionamento 24 horas, acesso por demanda espontânea e referenciada, integrada aos pontos de atenção primária. A unidade tem ainda cinco leitos no Centro de Parto Normal Intra-hospitalar.

A unidade irá realizar partos e internação, atendimento ambulatorial especializado em pré-natal de alto risco, consultas especializadas em obstetrícia, cardiologia, enfermagem, nutrição e psicologia. Também irá funcionar como um polo de desenvolvimento de ensino.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

“Temos também uma Unidade de Pronto Atendimento que está em obras, estamos licitando uma nova UBS e também já foi publicada a licitação de uma nova policlínica regional. Temos uma em funcionamento aqui no litoral Sul, que é na cidade de Itabuna, hoje atendendo também a Ilhéus. Mas como ficou uma região muito adensada, com quase 800 mil habitantes, nós estamos licitando a segunda policlínica, que fica pronta ano que vem e daqui até janeiro a gente volta para iniciar esta construção. Portanto, além de ser o maior investimento na história da Bahia, posso registrar que é o maior investimento da região em saúde pública em um só período”, afirmou o governador.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Ele declarou ainda que além dessas unidades, em breve, o governo do estado irá entregar a unidade materno-infantil de Seabra, na Chapada Diamantina.

“Lembrando que entregamos e já está funcionando o primeiro Hospital Estadual da Chapada Diamantina, que foi entregue também em nosso governo. Portanto, lá também nós complementaremos o Hospital da Chapada entregando a unidade materno-infantil, que entrará em funcionamento em breve. Além disso, já estamos iniciando a obra para transformar o Menandro de Farias, em Lauro de Freitas, em uma unidade materno-infantil. As obras já se iniciaram e em breve a gente coloca o hospital metropolitano para funcionar para diversas doenças, retirando a covid, e assim o Menandro vira unidade materno-infantil também. Além dos outros investimentos que estamos realizando na Chapada Diamantina, em breve entregaremos também outro hospital, em Itaberaba, um prédio que estava fechado há muitos anos e aproveitamos somente algumas paredes, e estamos entregando um hospital novo de alta complexidade, com UTI, para se somar ao Hospital da Chapada, de Seabra, e portanto atender toda a macrorregião. Já iniciamos as obras do novo hospital do extremo-sul, da Costa das Baleias, já que temos um em Porto Seguro, na chamada Costa do Descobrimento e iniciamos as obras de um Hospital em Teixeira de Freitas.”

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

 

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

 

Leia também:

Mais de 2,6 milhões de baianos estão com a vacinação contra a covid-19 atrasada, diz governador


 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade