Feira de Santana

Candidato à presidência da OAB defende reestruturação do Judiciário e prerrogativas dos advogados

De acordo com ele, os advogados enfrentam grandes dificuldades para exercer a profissão, em virtude da lentidão do sistema judiciário, o que tem feito muitos profissionais partirem para outras áreas de atuação.

19/11/2021 às 14h47, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional da Bahia, o advogado Dinailton Oliveira defendeu na manhã desta sexta-feira (19), em entrevista ao Acorda Cidade, a reestruturação do Poder Judiciário no estado e as prerrogativas para os profissionais da área.

O pleito para a escolha da nova presidência da entidade ocorrerá no dia 24 de novembro, das 9h às 17h, no Centro de Convenções de Salvador e nas 36 Subseções do estado.

De acordo com Dinailton Oliveira, os advogados enfrentam grandes dificuldades para exercer a profissão, em virtude da lentidão do sistema judiciário, o que tem feito muitos profissionais partirem para outras áreas de atuação.

“O poder judiciário na Bahia continua com 151 comarcas no interior sem juízes. Isso é um absurdo e um desserviço à sociedade e à advocacia, que está padecendo como nunca padeceu. Nós temos hoje na Bahia 72% de inadimplência, porque os advogados não estão conseguindo sobreviver da advocacia. Em Salvador, eu sempre uso carros de aplicativos e já encontrei vários colegas como motoristas para se sustentarem, porque da advocacia não está podendo. Nós ganhamos nosso sustento da efetiva prestação jurisdicional. Eu sou advogado há 36 anos e tenho processos tramitando há 31 anos”, declarou.

O candidato destacou que a OAB precisa empreender uma luta para modificar essa realidade. “A estruturação do Judiciário é o mais importante, porque ela que coloca o pão na mesa dos advogados. Se o Poder Judiciário fosse estruturado, todos nós seríamos capazes de sobreviver com dignidade do nosso exercício profissional. Essa é minha principal bandeira. A outra é a retomada das nossas prerrogativas, porque elas não são privilégios, mas sim a garantia ao cidadão de que o advogado que ele contratou vai defendê-lo com altivez e até as últimas consequências”, salientou.

Para ele, a Ordem dos Advogados deve ser um instrumento da categoria e para toda a sociedade.

“Eu fui presidente da OAB de 2004 a 2006. Aquela época tínhamos uma deficiência estrutural no Judiciário, que impedia os advogados de exercerem sua profissão e daí tirarem o seu sustento. De lá para cá, a ordem não deram sequência àquela luta que nós iniciamos, à campanha denominada 'Justiça pra Valer'. Inclusive aqui em Feira, participamos junto com o povo de uma passeata que finalizou no Fórum, no centro da cidade, mostrando a necessidade de uma estruturação melhor no Judiciário, para que os processos fossem resolvidos num tempo razoável. Foi feito um convênio entre o CNJ e os três poderes da Bahia, para que em 120 dias o CNJ fizesse o levantamento das reais necessidades, e depois de atos administrativos desses três poderes, se implantariam essas sugestões levantadas pelo CNJ. Eu saí da OAB e infelizmente os novos dirigentes não deram sequência a essa luta”, lamentou.

Sobre Dinailton Oliveira

Dinalilton Oliveira é Bacharel em Direito pela UCSal. Pós-graduado em Direito Eleitoral e Administrativo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutorando em Direito pela Universidade Católica de Santa Fé, na Argentina. Advogado militante na capital e interior. Ex-Presidente da Caixa dos Advogados da Bahia – CAAB (2001/03) e da OAB/BA (2004/06) 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

dia das mães

Centro comercial

Presidente do Sindicato do Comércio diz que horário especial para o Dia das Mães ainda não está definido

Segundo o presidente do Sindicato do Comércio, o Feiraguay já confirmou o horário especial. Restam as lojas do centro comercial....

29/04/2024 às 22h53

Paróquia Nossa Senhora de Fátima

Feira de Santana

Católicos iniciam festividades do Dia de Nossa Senhora de Fátima

Nesta terça-feira, dia 30, iniciam as missas e durante esse período festivo estão programadas diversas atividades religiosas.

29/04/2024 às 22h03

Amfa - Associação de Mães e Filhos Autistas

Abril Azul

Associação presta serviço com multiprofissionais para crianças autistas em Feira de Santana

No mês da Campanha Abril Azul, o Acorda Cidade conversou com os especialistas, mães e pessoas que fazem a organização. ...

29/04/2024 às 20h39

menino vende sequilhos para comprar bicicleta

Feira de Santana

Garotinho de 9 anos, do distrito da Matinha, vende sequilhos para comprar bicicleta

Atualmente, Hebert vende sequilhos a pronta entrega e também recebe encomendas, com o objetivo de realizar os sonhos.

29/04/2024 às 20h26

Velório

Luto

Sob forte comoção, vítimas de trágico acidente em Ribeira do Pombal são veladas em Feira de Santana

As vítimas retornavam de um evento de motocicletas que aconteceu neste final de semana na cidade de Paulo Afonso.

29/04/2024 às 18h00

O livro dos espíritos

Feira de Santana

Câmara promove solenidade em homenagem ao Dia Municipal do Livro dos Espíritos, nesta terça (30)

O evento contará com palestras de representantes que farão exposição sobre os aspectos que formam o Espiritismo.

29/04/2024 às 15h59

image

Rádio acorda cidade