Ney Silva
Centenas de pessoas foram neste domingo (29) as ruas de Feira de Santana para participar da 19ª edição da Caminhada da Paz. Caravanas de cidades da Bahia e de outros estados também estiveram presentes além de representantes de Organizações Não Governamentais (Ongs).
O coordenador do MovPaz – Movimento Internacional pela Paz e Não Violência Cloves Souza Nunes, fez um agradecimento as pessoas e instituições que colaboraram com a caminhada. Haviam representantes do Movimento Viva Rio, do Ministério da Justiça e caravanas de cidades da Bahia e dos estados de Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte.
Um grupo de atores representando os maiores pacifistas do mundo formou uma ala que chamava atenção dos presentes. Eles trajavam roupas de homens e mulheres ilustres que deixaram exemplos de amor e paz.
Atores representaram Jesus Cristo, Madre Tereza de Calcutá, Sai Baba, Gandi, Papa João Paulo II, Albert Einstein entre outros.
A Prefeitura de Feira de Santana deu apoio a caminhada. O prefeito Tarcizio Pimenta que esteve presente destacou a importância do evento que vem tendo repercussão nacional. " É muito importante que a gente leve as ruas esse movimento para chamar atenção de todos nós que a paz é necessária", afirmou.
O tenente-coronel Martinho Antonio Nunes comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar que apóia a caminhada destacou a influência do MovPaz na redução em 15 por cento do índice de violência nos primeiros meses deste ano em comparação a 2010." Desde 2004 que o índice de violência é crescente e somente agora começa a diminuir", disse.
Ele credita essa redução também ao trabalho das policias Civil e Militar e a campanha do desarmamento. Além disso, Martinho observa que as pessoas estão compreendendo que só existe uma forma de se reduzir a violência: construindo-se um território de paz, fraternidade, respeito e preocupação com o semelhante.
Muito mais que uma festa pela paz e a favor do desarmamento a caminhada reúne familias. Crianças, adolescentes e pessoas idosas cantavam cheios de esperança por dias melhores. Até mesmo quem tem dificuldades de se locomover estava presente.
A servidora pública Maria José Oliveira Neta todos os anos participa da caminhada." Tenho o privilégio de ter integrado a equipe que organizou a primeira caminhada", afirmou.Ela estava acompanhada de uma filha e do filho Juliano Bruno Oliveira Silva de 27 anos, que tem deficiência física e visual. Mas esse fato não o impediu de ir as ruas prestigiar o evento.
A aposentada Dilza Santos Leal de 72 anos também caminhava firme na avenida Getúlio Vargas e incentivava outros idosos a se animarem com a festa da paz. " É uma festa muito bonita que contagia a todos. É um momento muito importante", disse.
A Caminhada pela Paz contou com a participação da cantora Márcia Porto, Trilogia do Regue, 80 na Pista e Geraldo Azevedo. Nesses 19 anos de existência do evento é possível se perceber que apesar de tanta violência no mundo, tem muito mais gente lutando pela paz e a fraternidade do que se imagina