Feira de Santana

Curso de oratória é realizado em Feira de Santana; o medo de falar em público afeta milhões de brasileiros

O curso teve como objetivo, demonstrar técnicas para aquelas pessoas que possuem o medo em falar em público, principalmente quando se trata de palestras e apresentações.

10/10/2021 às 16h44, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

Entre sábado (9) e domingo (10), o município de Feira de Santana foi palco da realização do curso de oratória, promovido pelo professor de Língua Portuguesa, Francisco Lavor no Único Apart Hotel.

O curso teve como objetivo, demonstrar técnicas para aquelas pessoas que possuem o medo em falar em público, principalmente quando se trata de palestras e apresentações, e infelizmente, a timidez acaba roubando a cena.

Como forma de adquirir mais informações e práticas na oratória, o vereador Ron do Povo (MDB), esteve presente nos dois dias de curso.

Ao Acorda Cidade, o político destacou que a experiência ficará eternizada na mente, sendo desenvolvida na tribuna da Câmara Municipal.

"Essa é uma passagem que vai ficar na memória, é um aprendizado da fala e somos pessoas públicas, aqui por exemplo, além de mim, tem pessoas com idade mais avançada e também falam em público. Foi um curso excelente para que possamos aprimorar a nossa fala, ainda mais, eu, enquanto representante do povo que uso a tribuna livre da Câmara", afirmou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

De acordo com o vereador, a dificuldade em falar em público não acontece, mas segundo ele, por conta dos problemas diários dentro da Câmara Municipal, o psicológico é afetado e consequentemente, prejudica diante dos pronunciamentos.

"Eu não tinha comparado ao meu primeiro mandato lá em 2017 até o ano de 2020, mas apesar das coisas que vem acontecendo na Câmara, isso de certa forma, abala o psicológico e precisamos sempre desenvolver uma tática para administrar a mente, e em qualquer fala que venhamos dizer em público, podemos prejudicar tudo que já plantamos", destacou.

A professora aposentada Maria José da Cruz, 76 anos, explicou que quando ouviu o anúncio do curso no Programa Acorda Cidade, não perdeu tempo e correu para garantir a vaga.

De acordo com ela, a vida é um aprendizado, e mesmo que não venha a utilizar em sua profissão, afirma que o curso será como mais uma informação e experiência adquiridas.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"Eu achei um espetáculo esse curso. Inicialmente quando vi no Programa de Dilton, eu peguei logo o telefone para agendar. Atualmente eu sou professora aposentada, mas tenho grande participação na Paróquia Nossa Senhora de Fátima no bairro do Caseb e nunca fiz palestras. Eu digo que a vida é um aprendizado e nunca é tarde para aprender, eu mesmo estou com 76 anos de idade e graças a Deus, procuro sempre as coisas novas. E até mesmo para ler alguma mensagem em público na frente de todo mundo, começo a ficar nervosa, mas o professor Lavor informou que isso é normal e agora com essas práticas, esse nervosismo vai acabar", salientou.

O palestrante e responsável pelo curso, o professor Francisco Lavor, informou à reportagem do Acorda Cidade que o curso é essencial para qualquer profissão, para que as pessoas tenham a oportunidade de se comunicar bem com o outro.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"Esse curso de oratória é essencial em qualquer profissão, porque isso permite que as pessoas possam se comunicar bem, ter mais chances de conquistas e principalmente o sucesso pessoal e profissional. Todas as áreas estão se rendendo ao curso, justamente para aprender as técnicas e Feira de Santana não foi diferente. Nos recebeu muito bem e esta já é a terceira turma e atingimos a nossa meta com a sala cheia e o melhor, as pessoas estão super satisfeitas", disse.

De acordo com o professor, não há um perfil de público definido que busca o conhecimento, e sim pessoas que desejam obter uma melhor comunicação em público.

"Não há um perfil definido, até porque a oratória é de interesse de todo mundo, então aqui temos pessoas de diferentes idades, diferentes níveis de conhecimento e com diferentes condições financeiras. Esta foi um turma que me surpreendeu muito, principalmente pela experiência que trouxeram em sala de aula e isso colaborou bastante com que o nosso objetivo fosse conquistado. Foi uma turma muito vibrante, muito participativa e com elevado alto nível de conhecimento", informou.

Para o professor, para que uma pessoa possa falar bem em público, é necessário ser autêntico.

"O primeiro passo é que a pessoa seja a própria pessoa, seja autêntica, poder abrir o peito e deixar o coração sangrar e dizer o que sente. A oratória não é um recado intelectual e sim, um recado emocional, a emoção é com eletricidade e vai tocando a todos, como foi essa turma eufórica e vibrante", concluiu.

Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Presidente do Sindesp rebate APLB sobre pagamento dos precatórios e dispara: "Os professores só querem receber o dinheiro deles"

Feira de Santana

Presidente do Sindesp rebate APLB sobre pagamento dos precatórios e dispara: "Os professores só querem receber o dinheiro deles"

Hamilton Ramos também rebateu a fala de que o sindicato, por conta própria, estaria tentando “vender” ao banco o valor...

07/05/2024 às 20h40

Reforma e decoração da casa de Hendyohara ft - Ed Santos - Acorda Cidade

Participe!

Designers de Feira de Santana decoram casa de mãe solo em homenagem do Dia das Mães; veja como colaborar

O grupo DI resolveu usar a história de Hendy como reflexo de uma bela homenagem a todas as mães que...

07/05/2024 às 16h25

Parque do Saber

Apoio ao Rio Grande do Sul

Prefeitura e Arquidiocese instalam ponto de arrecadação para vítimas de tragédia no Rio Grande do Sul

As doações podem ser feitas a partir desta quarta-feira (8) no Parque do Saber.

07/05/2024 às 16h14

Batatinha

Feira de Santana

Apesar de aumento no pimentão, batatinha tem redução de preço no quilo em Feira de Santana

Além do preço da batatinha, outros alimentos também sofreram uma redução, como a banana prata.

07/05/2024 às 10h13

coelba

Feira de Santana

Coelba informa desligamentos programados a partir deste sábado (11) em Feira de Santana

A Coelba também destaca que os serviços podem ser concluídos antes do horário previsto, ou podem não ser realizados devido...

07/05/2024 às 07h25

Canta Feira

Evento Gospel Gratuito

Canta Feira acontece nesta sexta-feira (10); Eli Soares e Sandro Nazireu estão na programação 

A proposta é levar adoração, fé e alegria de forma totalmente gratuita aos evangélicos. 10 atrações vão animar o público evangélico...

06/05/2024 às 22h10

image

Rádio acorda cidade