CPI da Pandemia

Após desistir de terceira convocação de Queiroga, CPI cobra informações sobre vacinação

Comissão também quer que o Ministério da Saúde explique por que não vai comprar CoronaVac para 2022.

Após desistir de terceira convocação de Queiroga, CPI cobra informações sobre vacinação Após desistir de terceira convocação de Queiroga, CPI cobra informações sobre vacinação Após desistir de terceira convocação de Queiroga, CPI cobra informações sobre vacinação Após desistir de terceira convocação de Queiroga, CPI cobra informações sobre vacinação

A CPI da Covid aprovou nesta terça-feira (5) um pedido de informações ao Ministério da Saúde sobre o planejamento para vacinação contra a doença em 2022.

O requerimento foi aprovado após a comissão, que não obteve consenso entre seus membros, desistir de convocar o ministro Marcelo Queiroga – que já compareceu duas vezes à CPI – e optar pela cobrança de informações.

“Nós não vamos mais ouvir o Queiroga, mas temos muita coisa a perguntar para ele. Então o ideal é que nós aprovemos questionários e esses questionários sejam mandados ainda hoje que nós temos tenhamos essa resposta até o final da semana”, afirmou o relator Renan Calheiros (MDB-AL).

Ao g1, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da CPI, afirmou que a decisão sobre a não convocação pode ser revista caso Queiroga não responda ao questionamento dos senadores em um prazo de 48 horas.

As solicitações da comissão para o Ministério da Saúde são:

Detalhamento do Plano Nacional de Imunização a ser executado no ano de 2022; Detalhamento do programa de acompanhamento epidemiológico, em substituição ao Epicov; Apontamento dos membros da equipe técnica responsável pelo acompanhamento do contexto da pandemia e pela formulação de políticas públicas; Descrição da atual composição da câmara técnica em imunização; Indicação do estoque e planejamento de vacinas relativos ao final de 2021,considerando-se a aplicação da terceira dose e a vacinação de adolescentes; Indicação das medidas que estão sendo tomadas para esclarecer as dúvidas da população acerca da vacinação; Justificativa para a descontinuidade do uso da CoronaVac em 2022, tal como anunciado.

O Ministério da Saúde tem 48 horas para dar as respostas.

Outros pedidos

A comissão também aprovou pedido para que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) envie um “relatório detalhado” das queixas, denúncias e demais reclamações feitas por usuários de todos os planos de saúde sobre a prescrição de medicamentos sem eficácia comprovada, como a cloroquina e a ivermectina, e sobre pesquisas não autorizadas realizadas pelas operadoras. (Com informações do Portal G1)

Dilton e Feito

Dilton Coutinho, fundador do Acorda Cidade, é um radialista renomado com mais de 20 anos de experiência na cobertura jornalística. Ele construiu uma carreira sólida marcada por sua dedicação à verdade e ao jornalismo ético. Atuando em diversos veículos de comunicação, Dilton ganhou reconhecimento por sua habilidade em abordar temas complexos com clareza e profundidade. Sua paixão por informar o público e sua integridade profissional fazem dele uma referência no jornalismo contemporâneo.

Dilton Coutinho, fundador do Acorda Cidade, é um radialista renomado com mais de 20 anos de experiência na cobertura jornalística. Ele construiu uma carreira sólida marcada por sua dedicação à verdade e ao jornalismo ético. Atuando em diversos veículos de comunicação, Dilton ganhou reconhecimento por sua habilidade em abordar temas complexos com clareza e profundidade. Sua paixão por informar o público e sua integridade profissional fazem dele uma referência no jornalismo contemporâneo.