Viva São Cosme e Damião!

São Cosme e Damião: celebração da fé, da ciência e pureza das crianças

Eles eram irmãos gêmeos, médicos e considerados como grandes mártires da igreja católica.

27/09/2021 às 16h05, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

O mês de setembro tradicionalmente na Bahia e também em alguns outros locais do Brasil, é conhecido como o mês de se comer caruru e das comemorações e homenagens a São Cosme e Damião, tanto na igreja católica como no candomblé.

Atualmente, em virtude da pandemia da covid-19 e também da crise enfrentada pela economia, a frequência do caruru em celebração aos santos tem diminuído, mas a data de comemoração a eles, dia 26 se setembro na igreja católica e 27 de setembro no candomblé é sempre reverenciada como muita alegria e fé. O sincretismo religioso é muito forte com relação a São Cosme e Damião e em ambas as religiões eles são respeitados e associados a solidariedade, irmandade e ao caminho do bem.

O arcebispo de Feira de Santana, Dom Zanone Castro, contou ao Acorda Cidade um pouco da história de São Cosme e Damião e a importância deles para a igreja católica, a história e a ciência.

Eles eram irmãos gêmeos, médicos e considerados como grandes mártires da igreja católica.

“Os mártires Cosme e Damião que exerceram a sua profissão, o cuidado com as pessoas, o seu ministério sobretudo aos pobres não exigiam pagamento, por causa da fé, por causa do seguimento a Jesus, foram martirizados no século IV. O mártir na igreja tem uma importância muito grande, porque o sangue dos mártires, segundo a tradição é a semente de renovação do mundo e da igreja. Por isso que em Roma tem uma basílica dedicada a esses dois irmãos que são irmãos gêmeos e são santos. Não apenas cultuados na igreja católica, mas na igreja ortodoxa, na igreja grega e nós temos na tradição afro-brasileira esta referência que é associada a um orixá que tem essa preocupação, esse zelo, esse cuidado com as pessoas”, explicou.

Para Dom Zanone, o dia de São Cosme e Damião é uma data para agradecer a Deus pelo cuidado com a vida, sobretudo nesse tempo de pandemia, onde a medicina e a ciência são negadas por muitas pessoas.

“Eles foram homens que dedicaram a sua vida aos estudos da ciência, da medicina, exerceram a profissão de médicos com competência, dignidade e com a fé aliada ao conhecimento científico. Cuidavam dos doentes e enfermos e nós nesse tempo de negação, de corrupção com as vacinas, nesse tempo de pandemia, nós possamos fazer a oração que a igreja nos propõe: ‘Ó Deus a comemoração dos mártires Cosme e Damião proclama a vossa grandeza, pois na vossa admirável providência lhes destes a glória eterna e os fizesse nossos protetores. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo, rogai por nós são Cosme e Damião”, rezou.

Em Feira de Santana, a comunidade católica de São Cosme e Damião faz parte da igreja de São José das Itapororocas, no distrito de Maria Quitéria. O padre Zorimar Ferandes contou que as comemorações a São Cosme e Damião contaram com três dias de festa na comunidade do Ponto.

“Tivemos um tríduo preparatório para a festa dos gloriosos São Cosme e São Damião na comunidade do Ponto e ontem às 17h aconteceu o encerramento da festa. Tivemos a presença dos paroquianos, devotos, que ali estiveram na comunidade, na capela, louvando e glorificando a Deus, por intercessão de são Cosme e são Damião”, comentou.

Erivelton Daltro que é filho de santo, filho de Rosinha dos Santos do Terreiro de Ogum e Yemanjá na Fazenda Pindobal- Fulô, destacou sobre São Cosme e Damião no candomblé e trouxe um pouco da história do Brasil na época da colonização. Ele afirmou que os africanos quando chegaram à América do Sul foram proibidos de manifestarem a sua fé e práticas de adoração e por isso, alguns orixás forma atribuídos a santos da igreja católica. São Cosme e Damião foram atribuídos aos orixás crianças, os chamados ibejis.

“São Cosme e Damião para a Igreja Católica foram mártires que dedicaram a vida a Jesus Cristo, para o candomblé, São Cosme e Damião são os ibejis, as crianças. Todo orixá antes de ser adulto foi uma criança, e a criança tem muita força, tem muito a nos ensinar, por conta da pureza e todo um ensinamento de crescimento que pode passar para a humanidade”, acrescentou.

Erivelton frisou que os ibejis são celebrados com muita festa e muito louvor. Para os adeptos do candomblé e das religiões de matriz africana, os ibejis são seres de muita luz e uma corrente de fé muito forte, que pode levar embora todos os males e trazer muita paz, saúde e sabedoria.

Ele também relatou que a pandemia da covid-19 alterou a forma de comemorar esta data, mas trouxe também reflexões importantes sobre a saúde, a vida e por isso é fundamental a pureza das crianças e dos ibejis para seguir em frente e pedir que intercedam para que este mal logo se acabe.

“Que eles intercedam para que a pandemia possa passar, para que possamos comemorar o seu dia, como o dia de outros orixás, que atribuímos aos santos da igreja católica. Celebramos neste dia sempre a pureza das crianças. Então é uma forma de olhar para o sentimento puro e leva-lo para nossa vida. Esse é o sentido dos ibejis, dos seguidores do candomblé, no dia de São Cosme e Damião”, explicou.

Com informações de Maylla Nunes do Acorda Cidade.  

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Presidente do Sindesp rebate APLB sobre pagamento dos precatórios e dispara: "Os professores só querem receber o dinheiro deles"

Feira de Santana

Presidente do Sindesp rebate APLB sobre pagamento dos precatórios e dispara: "Os professores só querem receber o dinheiro deles"

Hamilton Ramos também rebateu a fala de que o sindicato, por conta própria, estaria tentando “vender” ao banco o valor...

07/05/2024 às 20h40

Reforma e decoração da casa de Hendyohara ft - Ed Santos - Acorda Cidade

Participe!

Designers de Feira de Santana decoram casa de mãe solo em homenagem do Dia das Mães; veja como colaborar

O grupo DI resolveu usar a história de Hendy como reflexo de uma bela homenagem a todas as mães que...

07/05/2024 às 16h25

Parque do Saber

Apoio ao Rio Grande do Sul

Prefeitura e Arquidiocese instalam ponto de arrecadação para vítimas de tragédia no Rio Grande do Sul

As doações podem ser feitas a partir desta quarta-feira (8) no Parque do Saber.

07/05/2024 às 16h14

Batatinha

Feira de Santana

Apesar de aumento no pimentão, batatinha tem redução de preço no quilo em Feira de Santana

Além do preço da batatinha, outros alimentos também sofreram uma redução, como a banana prata.

07/05/2024 às 10h13

coelba

Feira de Santana

Coelba informa desligamentos programados a partir deste sábado (11) em Feira de Santana

A Coelba também destaca que os serviços podem ser concluídos antes do horário previsto, ou podem não ser realizados devido...

07/05/2024 às 07h25

Canta Feira

Evento Gospel Gratuito

Canta Feira acontece nesta sexta-feira (10); Eli Soares e Sandro Nazireu estão na programação 

A proposta é levar adoração, fé e alegria de forma totalmente gratuita aos evangélicos. 10 atrações vão animar o público evangélico...

06/05/2024 às 22h10

image

Rádio acorda cidade