Aniversário da cidade

Estudantes homenageiam Feira de Santana com Expedição Histórica

A ação integra o projeto Vivendo Feira Ontem, Hoje e Sempre, que está na sua 9ª edição e é desenvolvido pela João Paulo I.

Estudantes homenageiam Feira de Santana com Expedição Histórica Estudantes homenageiam Feira de Santana com Expedição Histórica Estudantes homenageiam Feira de Santana com Expedição Histórica Estudantes homenageiam Feira de Santana com Expedição Histórica

Acorda Cidade

São 188 anos de emancipação e tantos pontos históricos a serem visitados. Essa é Feira de Santana, que completa idade nova neste sábado (18). Conhecedora dessa realidade, a Escola João Paulo I (JPI), através da coordenação pedagógica e equipe docente do Ensino Fundamental I, propôs às turmas do 3º Ano que realizassem uma Expedição Histórica por alguns desses locais no município feirense e gravassem tudo [veja vídeo abaixo da matéria ou clicando aqui], mas com todo cuidado por conta da pandemia. Os pontos históricos e os alunos do vídeo final foram sorteados.

Daniel Lima falou sobre seu sentimento ao participar da ação. “Muito bom. Já aprendi várias coisas sobre nossa cidade, como por exemplo que o território de Feira de Santana já pertenceu ao município de Cachoeira”, disse. Durante a Expedição Histórica, o estudante visitou o Estádio Alberto Oliveira, o Joia da Princesa, e fez vídeo contando curiosidades sobre o local.

A aluna Maria Cecília Lagos gravou no Mercado de Arte Popular (MAP). “Não conhecia o MAP e quis saber o que tem de histórico nele e o que os comerciantes vendem lá”, frisou a pequena, além de acrescentar que também se divertiu muito durante a gravação. Athur Barbalho destacou ser “muito legal” participar da Expedição Histórica. Acompanhado da família, o estudante, que gosta muito de pintura, também escolheu o MAP para conhecer.

Integrante da coordenação do segmento citado, professora Karine Oliveira citou alguns aspectos da iniciativa da instituição de ensino. “Nosso presente para Feira de Santana é a própria história viva da cidade contada pelo olhar das crianças. Essa ação integra o projeto Vivendo Feira Ontem, Hoje e Sempre, que está na sua 9ª edição e é desenvolvido pela JPI, pioneira em mostrar ao alunos, de modo mais elaborado, aspectos relevantes sobre Feira de Santana, tais como economia e cultura. É uma proposta totalmente interativa”, pontuou.

Sobre o projeto

Desde o começo do ano letivo, professores do 3º Ano, por meio de reflexões e vivências, trabalham a respeito do município feirense através de uma contextualização histórica repleta de ludicidade. Durante o Vivendo Feira Ontem, Hoje e Sempre, os estudantes, com auxílio das suas famílias, também biografam pessoas que contribuem para o bem da cidade. No ano de 2020, as mais de 100 crianças participaram de um coral, realizado de maneira virtual por conta da pandemia, em que cantam o hino à cidade.

Em 2019 os alunos cantaram, pelo oitavo ano consecutivo, nas escadarias da Prefeitura Municipal. “Um dos nossos objetivos é também fazer nossos alunos entenderem que um povo sem memória é um povo sem identidade, além de possibilitar que eles conheçam mais a Princesinha do Sertão, fazer as crianças participarem da história feirense e terem orgulho de Feira de Santana”, concluiu professora Karine Oliveira.