Feira de Santana

Seminário de Cidadania AgroFiscal tratará do ITR 2021, do MEI Rural e de outros temas

O seminário tem como objetivos trazer atualizações e conhecimentos a respeito das regras do ITR 2021 e do preenchimento da DITR 2021

05/09/2021 às 09h40, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Nos dias 8, 9 e 10 de setembro, sempre das 14h30 às 17h, a Receita Federal, a Faeb/Senar-BA e o Conselho Regional de Contabilidade na Bahia (CRC/BA), realizam o Seminário de Cidadania AgroFiscal, reunindo especialistas em diversos temas de interesse dos produtores rurais, de associações de produtores rurais, de contadores e de estudantes de contabilidade, dentre outros interessados.

Temas do seminário

• A Cidadania fiscal e função dos tributos na área rural;
• O ITR 2021: isenções, obrigatoriedades e novidades;
• A DITR 2021: aspectos gerais e preenchimento;
• Os Cadastros rurais Cafir, CNIR e CIB;
• O MEI Rural: possibilidades e vantagens;
• O Senar BA: ações para pequenas e médios produtores rurais.

O seminário tem como objetivos trazer atualizações e conhecimentos a respeito das regras do ITR 2021 e do preenchimento da DITR 2021, em especial para os pequenos produtores rurais; orientar sobre os cadastros rurais (Cafir, CNIR e CIB); trazer a função social dos tributos e sua aplicação no meio rural; e, ampliar conhecimentos sobre o MEI Rural e a respeito do papel do Senar junto aos pequenos e médios produtores rurais. O evento permitirá perguntas dos participantes aos expositores.

• O evento será transmitido pelo canal da Faeb/Senar/BA  https://www.youtube.com/c/SISTEMAFAEBSENAR

• As inscrições podem ser realizadas no site da Faeb/Senar-BA, conforme link http://eventos.sistemafaeb.org.br/Home/Detalhe/3532#

O prazo para a DITR 2021 termina dia 30 de setembro

A Declaração do imposto sobre a propriedade territorial rural, a DITR, poderá ser entregue até às 23h59min59s do dia 30 de setembro, e sua transmissão é 100% pela internet, permitindo aos contribuintes preencher e enviar sua declaração no conforto de sua casa.

Para baixar o programa de preenchimento da DITR 2021 e obter mais informações, consulte a página da Receita Federal no link https://www.gov.br/pt-br/servicos/declarar-imposto-sobre-a-propriedade-territorial-rural

Quer uma ajuda para se regularizar seu imóvel rural?

Os pequenos proprietários rurais e aqueles imunes e isentos do imposto territorial rural, caso necessitem de ajuda, podem contar com o apoio dos Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAF).

Os NAF são parceiras da Receita Federal com instituições de ensino superior que unem conhecimentos técnicos à prática contábil, oferecendo serviços contábeis e fiscais a pessoas físicas de baixa renda, microempreendedores individuais (MEI) e organizações da sociedade civil (OSC). O NAF é um programa de cidadania fiscal da Receita Federal e está presente em mais de 400 instituições de ensino em todo o Brasil, sendo referência internacional em mais de 13 países da América Latina.

A seguir os dados de contato dos NAF localizados em Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus (BA):

• NAF Unifacs. Instagram @nafunifacsfsa e e-mail [email protected]
• NAF Uefs. Instagram @nafuefs e-mail [email protected]
• NAF UniFTC. Instagram @redenafuniftc e e-mail [email protected]
• NAF Facemp. Instagram @naffacemp e e-mail [email protected]  

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade