Saúde

Estudo aponta: 81% das manicures não estão protegidas contra hepatite

O estudo foi divulgado nesta quinta-feira, 19, pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Acorda Cidade

Pesquisa feita pelo hospital estadual Emílio Ribas com profissionais que atuam em salões de beleza da cidade de São Paulo detectou que 81% dos entrevistados não estão devidamente protegidos contra a hepatite B. O estudo foi divulgado nesta quinta-feira, 19, pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

O estudo apontou também que apenas 19% das manicures haviam tomado as três doses que protegem contra a hepatite B. Além da vacina, os profissionais devem tomar cuidados na rotina de trabalho, mas, segundo a pesquisa, 72% das profissionais desconheciam as  formas de transmissão da doença. A pesquisa apontou que as profissionais não faziam esterilização adequada em seus instrumentos de trabalho e 74% não lavavam as mãos antes e depois de atender uma cliente.

Neste ano, o Ministério da Saúde ampliou a vacinação contra a hepatite B para a faixa etária de 20 a 24 anos.
Os indivíduos pertencentes ao grupo de risco, manicures, podólogos, bombeiros, gestantes profissionais da
saúde entre outros, podem tomar a vacina gratuitamente, independente da idade. A vacina pode ser encontrada no Sistema Único de Saúde (SUS). As informações são do Estadão