Andréa Trindade
Integrantes do Movimento dos Sem Tetos da Bahia (MSTB) realizaram na manhã desta quinta-feira (19), a primeira marcha em Feira de Santana, desde a primeira ocupação feita na cidade, no dia 23 d e abril deste ano.
De acordo com o coordenador do MSTB, Jonata Monteiro, a intenção é exigir do governo municipal um posicionamento sobre a situação das famílias que não tem casas para morar.
Eles estiveram na Prefeitura e depois seguiram em direção a Secretaria Municipal de Habitação, onde se reuniram com os Secretário Gilberto Ruy (Habitação), Flailton Franlkles (Transporte e Trânsito)e Mizael Freitas (Prevenção a Violência).
Segundo o coordenador , cerca de 70 famílias vivem em barracos numa área situada às margens da BR 116, onde funcionava a fábrica de laticínios Alimba, próximo à Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
“A cidade só tem política de habitação dos mais ricos. Qual é a política de habitação do município para as famílias que mais precisam?”, questionou.
De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), após a reunião com os secretários, os manifestantes desocuparam o prédio anexo da Prefeitura Municipal.
A chegada do grupo ao local foi marcada por um ato de vandalismo de um dos integrantes que quebrou a vidraça de uma janela utilizando um pedaço de madeira. A ação foi interceptada por prepostos da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar.
As informações são do repórter Paulo José, do programa Acorda Cidade.
Fotos a seguir: Paulo José/Acorda Cidade