Educação

Secretaria oferece cursos profissionalizantes gratuitos aos estudantes da EJA

Estudantes já podem realizar a pré-inscrição. Cursos serão presenciais.

Secretaria oferece cursos profissionalizantes gratuitos aos estudantes da EJA Secretaria oferece cursos profissionalizantes gratuitos aos estudantes da EJA Secretaria oferece cursos profissionalizantes gratuitos aos estudantes da EJA Secretaria oferece cursos profissionalizantes gratuitos aos estudantes da EJA

Acorda Cidade

Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos, EJA, matriculados nas escolas municipais de Feira de Santana, já podem realizar a pré-inscrição para os cursos profissionalizantes que serão oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Para tanto, a Secretaria Municipal de Educação assinou contrato com a instituição e já começa a realizar a inscrição dos alunos.

São oferecidas 200 vagas para quatro cursos para os estudantes do Estágio V da EJA – que equivale ao Ensino Fundamental Anos Finais. As vagas são distribuídas assim: no noturno, há opção para fazer o curso de porteiro e vigia, e no diurno, para promotor de vendas, recepcionista e cuidador de idosos. A carga horária total dos cursos é de 160 horas.

A idade mínima para os cursos varia: o de cuidador de idosos e porteiro/vigia é de 18 anos, enquanto para recepcionista e promotor de vendas é de 15 anos. Cada turma será composta por 20 estudantes.

Para efetuar a pré-inscrição em um dos cursos, os estudantes devem responder até o próximo dia 16 de julho o formulário disponibilizado pela escola em que ele está matriculado. O início das aulas está previsto para 27 de julho, com prazo de término para 23 de setembro. As aulas ocorrerão em três dias por semana.

CURSOS SERÃO PRESENCIAIS

Após a pré-inscrição virtual, os alunos selecionados serão direcionados pelas escolas para fazerem a matrícula presencial, em local e data que ainda serão definidos pela equipe da Seduc e do SENAC. Na oportunidade, os estudantes deverão apresentar a seguinte documentação: carteira de identidade; CPF; comprovante de residência e atestado de frequência.

As aulas serão ministradas no modelo presencial, obedecendo ao protocolo sanitário de prevenção à Covid-19, em uma das seguintes escolas municipais: Centro de Educação Monteiro Lobato (cuidador de idosos e recepcionista); Centro Integrado Municipal de Educação Joselito Amorim (porteiro e vigia); Ana Brandoa (recepcionista); e Ernestina Carneiro (promotor de vendas).

“A oferta destes cursos é uma importante ação da Secretaria de Educação para a inclusão destes estudantes na educação e no mercado de trabalho”, afirma a professora Rosana Fernandes Falcão, chefe da Divisão de Inclusão e Diversidade da Seduc.

Esta é a primeira etapa da oferta de qualificação profissional para a EJA. No próximo mês de agosto, serão formadas mais turmas com diferentes especialidades.

“Esperamos que nossos estudantes aproveitem bastante a oportunidade não apenas para adquirir uma nova profissão, que pode ser provisória, mas como também conquistar uma vaga no mercado de trabalho”, defende a secretária da pasta, professora Anaci Paim.

 

As informações são da Secom de Feira de Santana.