Política

Ainda sem previsão de aprovação da LDO, vereadores apontam que Câmara Municipal quer assumir poder executivo

A votação terá continuidade na próxima terça-feira (20).

Ainda sem previsão de aprovação da LDO, vereadores apontam que Câmara Municipal quer assumir poder executivo Ainda sem previsão de aprovação da LDO, vereadores apontam que Câmara Municipal quer assumir poder executivo Ainda sem previsão de aprovação da LDO, vereadores apontam que Câmara Municipal quer assumir poder executivo Ainda sem previsão de aprovação da LDO, vereadores apontam que Câmara Municipal quer assumir poder executivo

Gabriel Gonçalves

Tiveram início desde o dia 6 de julho, as discussões para a aprovação do Projeto do Executivo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A previsão era que as emendas fossem apreciadas pelas comissões da Câmara de Vereadores e votadas nesta terça-feira (13). No entanto, os debates prosseguem e a votação terá continuidade na próxima terça-feira (20).

Em entrevista ao Acorda Cidade, o vereador Pedro Américo (Dem), explicou que deve existir um debate claro e sugeriu que cada emenda seja votada de forma individual. Para ele, a maioria das emendas traz entraves para a gestão do prefeito Colbert Martins.

"A Lei de Diretrizes Orçamentárias, é uma das leis mais importantes porque todos os vereadores votam todos os anos e quando se faz uma votação em bloco, não se tem um debate claro. A gente teve que votar 22 emendas e cada emenda tinha outras modificações, então são quase 40 modificações na Lei Orgânica e isso deveria ser tratado de forma individual, são emendas importantes para o poder do legislativo, mas a maioria das emendas, está focada em travar a gestão do prefeito. Fazendo com que a Câmara de Vereadores possa assumir o poder executivo, porque a cada ação que o prefeito quiser fazer na cidade, vai ter que pedir autorização da Câmara e isso leva de dois a três meses para ser votado", explicou.

Ainda de acordo com o vereador, será necessário fazer uma nova discussão para que haja modificações, podendo assim, aprovar as emendas.

"Hoje vamos fazer a aprovação das emendas, mas eu entendo que a gente precisa seriamente ter uma segunda discussão e conseguir retirar esses equívocos que existem. A gente não pode impedir o prefeito fazer uma suplementação em momentos de emergência, esse período mesmo da Covid-19, tínhamos um recurso que veio para todos os municípios, mas a gente não vai poder receber, precisamos pedir primeiro uma autorização, para saber se a gente pode ou não, então são equívocos que o poder legislativo invade a prerrogativa da gestão do executivo na cidade", destacou.

Para o vereador Jurandir Carvalho (PL), os vereadores de oposição querem 'engessar' o governo municipal, fazendo com que tenha uma péssima gestão.

"Nós apresentamos aqui em torno de 10 subemendas e analisamos, debruçamos por cima desses projetos de emendas feitos pelos vereadores de oposição, mas na realidade, esses vereadores, não estão nem contra o governo, estão contra a cidade, pois eles querem engessar o governo para que o prefeito não trabalhe, faça uma péssima gestão. Nós fomos votados pelo povo de Feira de Santana e temos a independência de dar os pareceres responsáveis, alguns, a gente até deu favorável, pois estamos aqui para fazer o que é bom para Feira de Santana. Mas, o que está acontecendo na verdade, é que a Câmara está magoada com o prefeito, mas eu não sei o que é, alguns vereadores aqui estão querendo aprisionar o prefeito com algemas de ferro, para que ele seja impedido em fazer uma boa gestão", afirmou ao Acorda Cidade.

Segundo Jurandir Carvalho, o prefeito Colbert Martins, é um político que procura fazer uma gestão de forma honesta, de acordo com o que manda a lei.

"O prefeito Colbert Martins é um prefeito que procura fazer as coisas da forma honesta, da forma coerente e da forma como manda a lei. Eu acho que desta forma que o prefeito tem demonstrado, pelo menos com a gente, que ele veio defender o interesse do povo com muita carência, do que é bom para Feira de Santana. Essa discussão volta na semana que vem, especificamente na terça, a comissão vai sentar e debruçar, vai dar os pareceres e avaliar novamente, mas posso dizer que é um prazo curto para ter esse parecer. Eles devem estudar bastante as leis, para que estas leis venham favorecer o povo de Feira", concluiu.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Leia também: 

Vereadores apresentam 35 emendas para serem acrescentadas a Lei de Diretrizes Orçamentárias