Educação

Pesquisa da Uefs é indicada a prêmio internacional de periodontologia

O estudo foi publicado em 2020, no Journal of Periodontology, Revista da Sociedade Americana de Periodontologia, uma referência mundial.

12/07/2021 às 07h45, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O Núcleo de Pesquisa, Prática Integrada e Investigação Multidisciplinar da Universidade Estadual de Feira de Santana (Nuppiin/Uefs) obteve reconhecimento internacional por pesquisar a periodontite e a relação com doenças sistêmicas, neste caso o infarto agudo do miocárdio.

A pesquisa, liderada pelo docente Isaac Suzart Filho do curso de Odontologia da Instituição, foi indicada para concorrer ao Word Perio Research Award (Prêmio Mundial de Pesquisa Periodontal), promovido pela instituição Européia Sunstar Foundation. O estudo foi publicado em 2020, no Journal of Periodontology, Revista da Sociedade Americana de Periodontologia, uma referência mundial. O prêmio será entregue ao vídeo mais visualizado e curtido através do canal da Sunstar Global Official Channel, no youtube, e tem como objetivo compartilhar notícias técnicas sobre saúde bucal com o público leigo.

O pesquisador, que também coordena o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Uefs, explica que a periodontite é uma doença inflamatória oral, causada por bactérias, que afeta a gengiva. Ao comparar indivíduos que tiveram ataques cardíacos e os que não tiveram, com pessoas com graves condições periodontais, constatou que os indivíduos com a doença odontológica moderada tinham duas vezes mais chances de ter o ataque do coração, e que em pessoas com a doença avançada as chances subiram quatro vezes mais.

No estudo a periodontite não é tratada como a causadora de infartos. Ela apresenta forte inflamação nos tecidos gengivais, que consequentemente pode contribuir com a gravidade de possíveis males cardiovasculares. Isso certifica a relevância em avaliar a situação periodontal (bucal) das pessoas, em particular as com riscos no coração.

Para contribuir com a conquista da premiação, o público deve visualizar e curtir o vídeo neste link: https://www.youtube.com/watch?v=KdyNPhWkRCY

A mesma versão, com tradução, pode ser acessada AQUI

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade