Ilani Silva
O prefeito Tarcízio Pimenta assinou na manhã desta quarta-feira (18) o projeto de estatuto da Guarda Municipal de Feira de Santana, em solenidade na Sala de Imprensa Arnold Ferreira da Silva, no Centro de Atendimento ao Feirense (Ceaf).
O projeto atende algumas reivindicações da categoria como ampliação de estrutura, perspectiva de valorização do servidor e inclusão de alguns itens no valor do salário.
O secretário Mizael Freitas explicou que os profissionais terão adicional de 30% de risco, adicional de 20% noturno, auxilio alimentação, adicional para aqueles que serão instrutores e valorização na carreira em cinco níveis. No entanto, um ponto do estatuto foi alvo de críticas pelos profissionais.
De acordo com Israel Santana, presidente da Guarda Municipal, uma cláusula proíbe críticas públicas aos superiores hierárquicos, o que segundo ele, não favorece a categoria.
“Quando estivermos passando por uma necessidade, a gente vai precisar se manifestar publicamente, por isso não concordamos com esse ponto, mas como o prefeito falou que está aberto a mudanças, nós vamos propor alterações”, disse ele.
Sobre o assunto, o prefeito Tarcízio Pimenta explicou que dentro de qualquer organismo há sempre hierarquias e não seria diferente na Guarda Municipal.
Ele ainda comentou que a estrutura física para os profissionais já está em fase final e que nos próximos 40 dias a secretaria estará em condições de ser entregue aos funcionários.
O projeto agora assinado, será encaminhado à Câmara Municipal. As informações são do repórter Ed Santos do programa Acorda Cidade