Feira de Santana

Câmara vai instaurar CPI para apurar irregularidades em cooperativas de Feira de Santana

O requerimento foi votado na manhã desta quinta-feira (17).

17/06/2021 às 11h15, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Maylla Nunes 

Através de um requerimento e com 11 votos favoráveis, a Câmara Municipal de Feira de Santana decidiu nesta quinta-feira (17) instaurar uma nova Comissão Parlamentar de Inquérito, dessa vez para investigar o funcionamento e irregularidades de empresas terceirizadas (cooperativas) do município.

Responsável pela apresentação do requerimento, o vice-presidente da Casa, o vereador Silvio Dias (PT), relatou que este é o momento oportuno para possibilitar a averiguação das irregularidades das empresas. 

“A Casa trouxe este tema, que é a questão das cooperativas, e vislumbramos o momento político que possibilitasse a apresentação deste requerimento. Tendo em vista o discurso do presidente da Casa, Fernando Torres, que trouxe essa situação no sentido da necessidade de investigar as cooperativas, nós apresentamos o requerimento. Ele foi assinado por 11 vereadores, já foi apresentado à mesa e agora segue o transmites legais para a instauração de CPI”, disse. 

Para a instalação de uma CPI, é necessário ter sete votos favoráveis. Segundo Silvio Dias, a investigação surgiu após a necessidade de descobrir os problemas promíscuos do poder executivo municipal. 

“As cooperativas já foram investigadas pela Polícia Civil, pelo Ministério Público, pelo Ministério Público Federal, pela Justiça Federal e esta Casa, no passado, não cumpriu o seu papel de investigar. Agora, através deste requerimento, estamos propondo e será instaurada a CPI para investigar as cooperativas e as relações promiscuas que existem entre as empresas e o poder público do executivo municipal. O que está errado é essa relação do poder público municipal com as cooperativas, que utilizam estes empregos de forma política. São indicações políticas, são indicações como forma de pagamento pelo apoio político, e toda a cidade sabe disso”, enfatizou. 

O vereador destacou as demais investigações judiciais que já envolveram as empresas terceirizadas no município. 

“Já há uma investigação no âmbito estadual, pelo Ministério Público, que em determinado momento investigou a questão dessas empresas privadas utilizarem essa forma de cooperativa como forma de lavar dinheiro, como forma de enriquecimento ilícito. Há no âmbito da Justiça Federal, investigação também. O que faltou no passado foi o requerimento do vereador Beto Tourinho, sobre a apreciação e aceitação. Hoje, conseguimos esse número, com isso levaremos efetivamente a instauração da CPI para investigar essa relação”. 

Denúncias

Além da investigação da contratação de funcionários nas empresas terceirizadas de Feira de Santana, o vereador Silvio Dias também declarou que a comissão apurará denúncias graves de funcionários que foram ‘obrigados’ a votarem em determinados candidatos, nas eleições de 2020. Segundo Silvio, a apuração também permitirá o esclarecimento de recursos destinados ao salários destes funcionários. 

“Feira de Santana viu o que aconteceu durante a eleição de 2020. Viu uma distribuição imensa de cestas básicas, viu a questão de pneus de ônibus cortados e viu que os funcionários destas cooperativas foram coagidos a votarem em determinado candidato. Isso precisa ser investigado, saber como é realizada a relação entre o poder público municipal e essas cooperativas. Tem denúncias de que servidores públicos efetivos estão recebendo menos do que os que recebem na cooperativa, porque os que recebem na cooperativas são indicações políticas. Tem gente ganhando mais do que quem estudou, que buscou aprimorar-se para conseguir o emprego através de um processo de concurso público, seguindo todos os quesitos de transparência”. 

Exonerações 

O vice-presidente da Câmara concluiu dizendo que as exonerações de familiares de vereadores nos últimos dias é resultado de um “constrangimento” para aqueles parlamentares que não concordam com as ações do poder executivo. 

“Houve a exoneração de cargos ligados a determinados vereadores desta casa. Sabemos que estes cargos que estão sendo exonerados é apenas uma forma de coagir os vereadores que não votaram com a prefeitura. O que nós vemos nestas demissões é só uma forma de retaliar. Esses casos na verdade já estão sendo nomeados de forma política, como moeda de trocas com outros nomes. Então não é a mudança no processo, por isso essa necessidade de investigar o que vem acontecendo”.

 Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Patrulhamento e ações de inteligência reforçados após localização de dois traficantes em São Cristóvão

Patrulhamento e ações de inteligência reforçados após localização de dois traficantes em São Cristóvão

Dois supeitos de atacarem um ônibus são procurados pelas Forças da Segurança.

27/04/2024 às 21h03

Em Aracaju, ex-presidente Jair Bolsonaro atrai milhares de apoiadores e garante: “Nós voltaremos”

Política

Em Aracaju, ex-presidente Jair Bolsonaro atrai milhares de apoiadores e garante: “Nós voltaremos”

Durante sua passagem por Aracaju, Bolsonaro recebeu apoio e foi acompanhado por vários políticos sergipanos, como o senador Laércio Oliveira...

27/04/2024 às 20h37

49 pacientes de várias regiões da Bahia foram atendidos em mutirão de transplante renal, neste sábado, em Feira

Feira de Santana

49 pacientes de várias regiões da Bahia foram atendidos em mutirão de transplante renal em Feira de Santana

Todos os pacientes foram submetidos a exames laboratoriais, ultrassons diversos, eletrocardiograma, raio X, ecocardiograma e passaram pela consulta com a...

27/04/2024 às 20h30

Milagres: Jovem perde controle de direção de automóvel e invade hospital da cidade, levando susto aos pacientes e servidores

Bahia

Veículo invade área interna de hospital em Milagres após jovem perder o controle da direção1

A cidade de Milagres registra um grande público visitante neste fim de semana, com a realização da tradicional Festa dos...

27/04/2024 às 17h57

Compositor e cantor Reynaldo Barbosa - ft - Iasmim Santos - Acorda Cidade

Artista Baiano

Compositor Reynaldo Barbosa canta sucessos regravados por artistas da música baiana 

O artista é compositor de uma das canções de mais sucesso da banda Chiclete com Banana, a "Eu quero esse...

27/04/2024 às 17h36

José Ronaldo conquista mais apoio de lideranças religiosas no lançamento da pré-candidatura de Jorge Oliveira

Política

José Ronaldo conquista mais apoio de lideranças religiosas no lançamento da pré-candidatura de Jorge Oliveira

Ex-vereador de Feira de Santana, Jorge Oliveira pretende retornar à Casa da Cidadania defendendo bandeiras a favor da família e...

27/04/2024 às 17h30

image

Rádio acorda cidade