Vacina Covid-19

Vereador cobra explicações à prefeitura sobre fim da vacinação com base em grupos prioritários e propõe extensão do prazo

O vereador acredita que o prazo da vacina com base em grupos prioritários precisa ser estendido.

16/06/2021 às 10h05, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

O vereador Jhonatas Monteiro (Psol) apresentou um requerimento na terça-feira (15), na Câmara de Vereadores, pedindo explicações à prefeitura municipal a respeito do encerramento da vacinação com base em grupos prioritários, a partir desta quarta-feira (16).

Segundo ele, a prefeitura não apresentou informações sobre o que fundamenta essa decisão. “Isso provocou dois problemas: primeiro a corrida da população para tentar se vacinar, como vimos na escola do Sítio Matias em que as pessoas chegaram muito cedo, muita gente na fila e muitas pessoas saíram sem ser vacinadas. A segunda situação é um questionamento que o requerimento busca responder sobre qual o percentual desses grupos que foram efetivamente vacinados, como rodoviários, trabalhadores da educação. O que levou a secretaria a terminar a vacinação por grupos prioritários?”, questionou.

O vereador acredita que o prazo da vacina com base em grupos prioritários precisa ser estendido. A ideia, segundo Jhonatas Monteiro, tem a adesão de outros colegas da Câmara de Vereadores, inclusive de parte da bancada governista.

O requerimento apresenta alguns questionamentos, sobre quais os percentuais de primeira e segunda nos grupos prioritários; quais grupos prioritários dentro do plano nacional de vacinação foram atendidos e quais os percentuais; quais os tipos de vacinas que foram aplicados; se há controle por bairro e distrito, uma vez que há muitos relatos em comunidades de pessoas com comorbidades, pessoas acamadas e que não foram vacinadas e se a secretaria tem acompanhado possíveis reações adversas.

“É evidente que a vacinação é extremamente importante, mas o monitoramento disso também é fundamental”, completou o vereador.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade