Acorda Cidade
O distrito de Governador João Durval Carneiro (antigo Ipuaçu) vai sediar uma grande festa em homenagem ao Trabalhador Rural e o Vaqueiro, entre os dias 27 e 29 de maio. A 13ª edição da Festa do Vaqueiro e 12ª da Festa do Trabalhador serão realizadas na mesma data para unir as duas categorias.
Neste ano, a programação começa com a Missa em louvor ao Vaqueiro na sexta-feira (27), às 19 horas. A festa continua no sábado (28) com shows musicais a partir das 21 horas e no domingo (29) com as comemorações pelo Dia do Trabalhador, das 9 às 22 horas.
Ao todo, serão 10 atrações musicais como bandas de forró, forró pé de serra e quixabeiras para animar cerca de 10 mil pessoas. “Em princípio, estamos trabalhando para trazer Saia Rodada ou Flávio José na noite do sábado”, declara o secretário municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, Ozeny Moraes.
A grande confraternização entre trabalhadores e vaqueiros começa com alvorada de fogos às 5 horas do domingo. O culto ecumênico será realizado às 8 horas do mesmo dia e, às 10 horas, acontece a cavalgada de vaqueiros, com saída de Pedra da Canoa para a sede do distrito, além de distribuição de brindes.
Para a administradora do distrito, Antônia Marques, a festa representa a oportunidade de reunir os moradores de todos os distritos e cidades vizinhas. “É muito bom porque levanta a auto-estima dos agricultores. Esperamos visitantes de Santo Estêvão, Antônio Cardoso, Santa Bárbara, São Gonçalo dos Campos e até mesmo de Salvador”, disse.
O público presente também vai usufruir de serviços médicos e odontológicos, a exemplo de vacinação de idosos, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, distribuição de preservativos e palestras, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Já a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social vai disponibilizar corte de cabelo e distribuição de multimistura. Serão disponibilizados, ainda, 20 ônibus para transportar o pessoal dos oito distritos para o local da festa, e realizados jogos de mesa. As informações são da Secom