Acorda Cidade
Há duas semanas, foi registrado o caso mais recente de meningite meningocócica na Bahia. Uma menina de 12 anos, moradora de Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral Couto Maia, na Cidade Baixa, segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).
De acordo com a Sesab, a paciente não foi vacinada contra a meningite. Ainda segundo o órgão, em 2011 já foram registrados na Bahia 197 casos de meningite e 14 óbitos. Em 2010, neste mesmo período, foram registrados 414 casos e 32 óbitos.
Sintomas
Segundo a Anvisa, os sintomas da doença são febre alta abrupta, dor de cabeça intensa e contínua, vômitos em jato, náuseas, rigidez no músculo da nuca, ombro e costas; falta de apetite, dores musculares e agitação física e mental, além de manchas vermelhas na pele. Crianças com menos de um ano podem sentir moleira tensa ou elevada, irritabilidade; inquietação com choro agudo; rigidez cor-poral com ou sem convulsões. As informações são do G1