Ney Silva
Todos os anos, nas semanas seguintes as festas populares como carnavais e micaretas surgem as viroses, principalmente gripes. Em Feira de Santana essa situação já está se verificando em policlinicas, postos de saúde e hospitais. Como sempre quem mais sofre são crianças e idosos.
O médico pneumologista Renato Pires Freitas, que atende em um pronto socorro da cidade e é especialista em medicina do trabalho explica que existem dois tipos de gripe: A clássica que é a do vírus Influenza e a H1N1 que é conhecida como gripe suína. Os vírus das duas continuam circulando e podem ser agressivos para organismos debilitados", alerta.
Ele informa que quem brincou a Micareta e não se alimentou direito o corpo resfria porque essa pessoa gastou muita energia para manter a temperatura do corpo. Nesse caso, diz Renato Pires o organismo perde suas defesas orgânicas e fica vulnerável para as viroses.
Renato Pires informa que as pessoas que estejam nessa situação devem se alimentar adequadamente, repousar e se aquecer. Mas é importante também evitar contatos com pessoas que tenham gripes.Em casos mais graves buscar logo um serviço de saúde para avaliação.
Mas além da gripe logo após a Micareta há outra virose em ascendência principalmente quando o sol abrir. Trata-se da dengue que muitas vezes é confundida com gripe. " As pessoas precisam ficar atentas porque são duas viroses e os sintomas ás vezes se superpõem”, afirma Renato Pires.
Ele confirma que vem atendendo já alguns casos de pessoas com tosse forte e gripe. Observa que o número de pacientes vem se reduzindo a cada ano principalmente com as formas mais graves de gripes.
Para Renato Pires essa redução se dá por conta da vacinação contra gripe que é destinada as pessoas idosas, gestantes, crianças e profissionais da saúde. " Quando essas pessoas vulneráveis estão imunizadas baixam muito a circulação do vírus no ambiente", afirma.Segundo ele esse fato acaba protegendo outras pessoa que não estão vacinadas.