Feira de Santana

Chuva: Defesa Civil desenvolve ações preventivas para minimizar danos

A Defesa Civil já realizou o mapeamento das áreas de risco no município além de atividades conjuntas.

Acorda Cidade

A Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev), por meio da Defesa Civil, já está desenvolvendo ações preventivas para minimizar os danos causados pelas chuvas, intensificadas nesta época do ano. Um trabalho de conscientização está sendo desenvolvido quanto às árvores com risco eminente de queda.
 
As calçadas que infringem a Lei de Acessibilidade, também estão recebendo maior atenção da Defesa Civil. Sem a presença de rampas, por exemplo, o risco de acidentes nesses locais cresce bastante com a ocorrência de precipitações.

De acordo com Luiz Américo Soares, diretor da Defesa Civil, o órgão já realizou o mapeamento das áreas de risco no município além de atividades conjuntas com a Brigada da Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) e Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).
 
“Assim que confirmamos, através da previsão do tempo, a incidência de fortes ventos e chuvas, reunimos as equipes e permanecemos atentos a qualquer risco que venha a surgir. Através de uma cartilha educativa, também estamos conscientizando as pessoas e chamando atenção para a questão do lixo, um dos principais causadores de alagamentos na cidade”, explica o diretor.

Para atender a chamados e denúncias, a Defesa Civil disponibiliza dois telefones à população: 3604-0561, em horário comercial, ou 8844-5209, disponível 24 horas. O diretor orienta ainda que qualquer surgimento de fissuras ou rachaduras deve ser comunicada à Defesa Civil, o quanto antes.