Acorda Cidade
Com o intuito de mostrar como papel e o papelão podem ser reaproveitados e transformados com criatividade, será executado em Feira de Santana o projeto “Orquestra Experimental de Papel e Cola”. Projeto de formação, a partir da oficina de produção de instrumentos percussivos feitos com papel, com experimentação de toques e ritmos afro-baiano com os instrumentos.
O intuito é fazer com que as pessoas possam confeccionar objetos artísticos e funcionais através da aprendizagem e desenvolvimento da técnica de papelamento, modelagem e colagem de papel com cola branca não-tóxica. O projeto foi idealizado pelo coletivo feirense Mart (Movimento Articular) e a Raízes TV.
Foto: Divulgação
“A experimentação tem um viés que estabelece uma interação significativa nos conceitos da arte, inclusão, educação, cultura, ancestralidade, cidadania, meio ambiente, comportamento e sustentabilidade”, explica o grupo.
As etapas de formação serão realizadas por meio de registros audiovisuais em plataforma virtual aberta, compartilhando da experiência pedagógica e ensinando a técnica de papelamento para fazer o instrumento musical Udu e criações diversas por meio de oficinas online que ficarão gravadas.
Para participar basta acessar um link disponível no instagram do Projeto (@orquestra.de.papel.e.cola), que vai redirecionar para página do RaizesTV, no Youtube, onde os vídeos da oficina ficarão disponíveis a partir do dia 3/4.
Os interessados em receber o Kit, para produção do material que será ensinado na oficina, podem fazer a inscrição, através do link https://forms.gle/Na3CUpoQwyBvuYEc9
A oficina tem como público-alvo, prioritariamente, moradores da cidade de Feira de Santana e do interior da Bahia, mulheres, negros e negras, LGBTQIA+, pessoas com deficiência, em sofrimento físico e/ou psíquico, idoso, jovem, pessoas em situação de pobreza.
A “Orquestra Experimental de Papel e Cola" é um projeto que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, e é financiado pela Lei Aldir Blanc.