Uso de anticorpos

Primeiro tratamento experimental com plasma contra covid-19 é realizado em Feira de Santana

Tratamento coleta componente do sangue com anticorpos.

03/03/2021 às 11h07, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

Atualizada às 12:45

Um hospital da rede particular de Feira de Santana realizou no último final de semana, o primeiro tratamento experimental com plasma contra a covid-19. Em entrevista ao Acorda Cidade na manhã desta quarta-feira (3), a infectologista e coordenadora do Comitê de Enfrentamento à covid-19, Melissa Falcão, explicou como é realizado o procedimento para o tratamento.

"Nós coletamos um componente do sangue no qual está contido os anticorpos, ou seja, uma pessoa que tem o coronavírus, produz anticorpos para proteger seu corpo de uma nova infecção para combater o vírus. Então pegamos uma parcela desse sangue, que é o plasma, e que possui esses anticorpos, e transfunde em um paciente que esteja em estado grave, precisando de anticorpos, com o objetivo de diminuir a quantidade de vírus e reduzir os efeitos no organismo. O que é diferente de uma vacina. Ao ser vacinado, o paciente passa a produzir o anticorpo, e no caso do plasma, esse anticorpo já vem pronto quando é coletado de uma pessoa que já possui a defesa no organismo. Infelizmente ainda não temos autorização para fazer isso em qualquer paciente que esteja com sintomas mais leves, mas ajuda no organismo da pessoa que já está doente e debilitada a combater o vírus com mais rapidez", explicou.

De acordo com a infectologista, a ideia do tratamento por plasma foi desenvolvida há um tempo, mas por conta da grande demanda que o município está tendo, não tinha sido possível realizar na prática.

"Nós tivemos a ideia de fazer um estudo aqui em nosso município fazendo as análises através de bancos de plasma, para quando fosse necessário. Porém diante da demanda de trabalho, a gente não teve como levar isso adiante até que se tenha a aprovação do Comitê de Ética, pois como não é um medicamento, não é um tratamento que está sendo liberado para uso amplo, é necessário a liberação do comitê e de pesquisa e infelizmente, não tínhamos conseguido levar adiante as pesquisas. Assim como aqui em Feira de Santana, São Paulo, Espírito Santo e o próprio Hemoba já estão fazendo as análises desse tratamento. O que fizemos aqui, foi uma experiência com um paciente que não estava respondendo ao tratamento convencional, então mediante a autorização da família, porque é um tratamento analisado a nível mundial, a família assinou o termo e ficamos felizes com o resultado, porque foi o primeiro paciente do município e a resposta foi animadora dentro das primeiras 24 horas, tivemos uma melhora significativa na evolução, tanto na necessidade de oxigênio, quanto na estabilidade da pressão do paciente", destacou a infectologista.

Por ainda não ter autorização, este tipo de tratamento não será realizado no município de forma rotineira, mas segundo Melissa Falcão, quando for necessário fazer essa alternativa, o município fará o possível para ter acesso.

"Ainda não é algo que a gente vai fazer de rotina, mas sempre que tiver um paciente grave precisando de um tratamento alternativo aqui em nosso município, iremos fazer o máximo possível para ter acesso a essa modalidade. Não foi uma fácil, essa transfusão foi realizada no final de semana, quando não se tem doações, então contamos com a ajuda do diretor do Hemoba que disponibilizou esse plasma de uma pessoa compatível e nos encaminhou e isso só foi possível por uma cooperação do prefeito, junto com o governador, junto com o Hemoba e realmente fizemos uma força-tarefa e estaremos a disposição, pois o nosso objetivo é salvar vidas", disse ao Acorda Cidade.

Para realizar este tipo de tratamento, ambos os pacientes precisam ter a mesma compatibilidade do sangue. Por não conseguir realizar a coleta no Hemoba de Feira de Santana, o plasma precisou ser enviado de Salvador.

"Nós conseguimos um doador aqui em Feira que fosse compatível, mas como não conseguimos realizar a coleta e por questão do banco de sangue do próprio Hemoba, essa coleta precisou ser encaminhada de Salvador. Eles realizaram a dosagem dos anticorpos e nos encaminhou esse plasma, já pronto para infusão. Não foi fácil, mas vale a pena quando se trata da questão de vidas em jogo e continuaremos nessa maratona, e em todas as outras quando for necessária para dar a população de Feira, o melhor tratamento que existir e que for possível fazer. O ideal é que se o paciente é A+, é necessário que o plasma também seja A+, buscamos a maior compatibilidade para evitar efeitos adversos, assim como acontece na transfusão de sangue, o paciente pode ter alguma reação alérgica, pode ter alguns efeitos colaterais e que precisam ser minimizados", concluiu.

Notícia atualizada para correção de informação: Inicialmente foi informado que o tratamento experimental foi realizado no Hospital de Campanha, mas ocorreu em um hospital da rede particular.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

FSA Invisível

Feira de Santana

Voluntários do FSA Invisível levam ‘comida, escuta e dignidade’ para pessoas em situação de rua: ajude também na campanha Feira sem Frio

Os voluntários distribuem alimentos, cobertores, agasalhos, mas sobretudo, eles oferecem atenção, disposição e carinho para quem precisa. 

16/05/2024 às 12h15

gari limpeza ruas

Feira de Santana

Profissionais da limpeza pública exercem papel importante em zelar pela cidade

Seja dia ou noite, os agentes de limpeza não têm hora para trabalhar e não há tempo ruim: eles enfrentam...

16/05/2024 às 11h40

Lançamento dia B

Feira de Santana

Dia B do Brincar terá caminhada no centro da cidade e literatura no parque

Em sua 9ª edição, o Dia B traz um convite para crianças e adultos reviverem memórias da infância e participar...

16/05/2024 às 11h13

Em Feira de Santana, o atendimento psicológico é ofertado, de maneira gratuita

Feira de Santana

Workshop sobre Ansiedade Generalizada é realizado em Feira de Santana

O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana...

16/05/2024 às 10h57

torneira, água

Feira de Santana

Abastecimento de água é retomado na região de Feira de Santana na manhã de hoje (16)

A retomada da água ocorre aos poucos, por este motivo alguns imóveis poderão ter o abastecimento normalizado somente na madrugada...

16/05/2024 às 09h07

1ª noite de pentecostes

Agenda Cultural

Paróquia Santa Clara de Assis realiza 1ª Noite de Pentecostes

Serão homenageados os grupos de Oração, o Apostolado, o Terço dos Homens, a Catequese e a Legião de Maria. 

16/05/2024 às 07h50

image

Rádio acorda cidade