Brasil

Para evitar fraudes, bombas de combustíveis terão certificação eletrônica

Um componente instalado na bomba do posto vai checar se a quantidade de energia gerada pela bomba é compatível com o volume de combustível colocado no tanque.

Para evitar fraudes, bombas de combustíveis terão certificação eletrônica Para evitar fraudes, bombas de combustíveis terão certificação eletrônica Para evitar fraudes, bombas de combustíveis terão certificação eletrônica Para evitar fraudes, bombas de combustíveis terão certificação eletrônica

Acorda Cidade

Agência Brasil – O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) informou hoje (22) que está em fase final de implantação do regulamento que prevê a certificação digital das bombas de combustíveis. Com a medida, será possível dificultar fraudes durante o abastecimento de veículos nos postos de combustíveis do país.

Segundo o Inmetro, o controle será feito por meio de certificação digital. Um componente instalado na bomba do posto vai checar se a quantidade de energia gerada pela bomba é compatível com o volume de combustível colocado no tanque do veículo. Dessa forma, o motorista poderá verificar, por meio de um aplicativo de celular, se o estabelecimento fraudou a compra. A checagem ocorrerá por assinatura eletrônica.

A data para início da instalação do novo equipamento ainda não foi definida. A troca das bombas será feita de forma gradual pelos postos, sendo imediatamente obrigatória somente em caso de fraudes encontradas e na substituição de equipamentos obsoletos.