SAC
SAC realizou cerca de 1,7 mil atendimentos por videoconferência em cinco meses
Cidadãos podem buscar atendimento por vídeo-chamada para serviços do Planserv, Ceprev e Procon; agendamento deve ser feito antes no SAC Digital
18/01/2021 às 11h14, Por Gabriel Gonçalves
Acorda Cidade
A pandemia do novo coronavírus mudou a vida das pessoas e também trouxe impactos na prestação do serviço público na Bahia. Dentro desse contexto, a Rede SAC se mobilizou e realizou 1.697 atendimentos por videoconferência, em um período de cinco meses. A nova modalidade de atendimento, implantada no SAC em agosto de 2020, oferece 11 serviços aos cidadãos, de três unidades parceiras: Planserv, Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev) e Procon.
O serviço de vídeo-chamada mais solicitado no Planserv foi o de isenção de biometria, com 628 registros, além da movimentação cadastral, que teve 138 atendimentos. Já no Ceprev, a solicitação de 2ª via de contracheque liderou os atendimentos por vídeo-chamada com 398, seguido por pensão por morte e isenção de Imposto de Renda, com 189 e 153 registros, cada. O atendimento do Procon em videoconferência teve 131 registros.
Radicada na Bahia há nove anos, a ucraniana Iryna Biletska, 34, usou o serviço de vídeo-chamada do Procon e ficou satisfeita com o resultado. Ela é arquiteta, mora em Serra Grande, zona rural do município de Uruçuca, a 395 km de Salvador. “O atendimento foi muito bom, organizado, atencioso e me ajudou bastante, pois, além da pandemia, estou em uma região distante e de locomoção complicada, o que iria dificultar para que eu buscasse a solução do meu problema junto ao Procon”, ressaltou.
Para a diretora Operacional do SAC, Nilza Rios, o principal benefício para as pessoas com essa nova modalidade de atendimento no SAC é a comodidade e praticidade. "O cidadão pode utilizar serviços públicos do seu interesse e esclarecer dúvidas sem precisar se deslocar, além de reduzir a quantidade de pessoas dentro dos postos SAC, diminuindo a disseminação do coronavírus", ressaltou.
Para agendar o atendimento de videoconferência no SAC, é só baixar o aplicativo SAC Digital ou acessar www.sacdigital.ba.gov.br na internet. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) ainda disponibiliza o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br) e o call center: 4020-5353 (ligação de celular) e 0800 071 5353 (ligação de telefone fixo).
Medidas de segurança – A Rede SAC reforça a necessidade dos cidadãos redobrarem a atenção aos cuidados recomendados pelo Governo do Estado e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) ao se dirigem ao SAC Móvel. Entre as medidas de segurança adotadas pela Rede SAC estão a disponibilização de dispensers com álcool em gel; reforço na higienização das dependências da carreta, bem como dos móveis; reorganização do espaço de espera para promover o distanciamento, e controle da quantidade de agendamentos, reduzindo o número de pessoas no ambiente, como determina o Decreto Estadual 19.529/20.
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